segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

1 belo golo para poucos verem

Depois de uma deslocação a Basileia a meio da semana para cumprir calendário e regresso com mais 1 vitória na presente edição da Champions League, o Sporting venceu ontem bastante tranquilamente o Marítimo na 1ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga. Num jogo que aparentemente registou a pior assistencia de sempre em Alvalade, pouco mais de 7400 espectadores, o Sporting rubricou uma 1ª parte aceitável, sem dar qualquer hipótese de surpresa ao conjunto insular e pecou na finalização, excepção a um lance em que Yannick se limita a empurrar a bola para dentro da baliza, e porque não dizê-lo, uma vez que está em voga, não festejar efusivamente o golo.
Na 2ª parte o Sporting levantou o pé, que nem estava muito pesado no acelerador, e o Marítimo subiu uns metros no terreno, mas excepção feita a 2 livres próximos da área leonina, pouco perigo criaram a Tiago, a equipa leonina ao invés, e apesar de jogar devagar, continuou mais perigosa, e num lance de contra-ataque o inevitável levezinho facturou um dos seus mais bonitos golos em Alvalade com um chapéu perfeito ao guardião maritimista.
Até final apenas destaque para o 3º golo leonino no último lance leonino, também pouco festejado, desta vez por Romagnolli, num jogo provavelmente mais pobre que este post...

domingo, 7 de dezembro de 2008

Mais um espirito exorcizado no regresso de Vuk

O Sporting deslocou-se na passada sexta-feira à Reboleira para disputar um autêntico jogo entre amigos, dado que a equipa amadorense possui nos seus quadros vários jogadores com ligações ao Sporting como os casos de Vidigal ou Celsinho.
O Sporting entrou a perder logo aos 7 minutos após remate forte de Celestino e defesa incompleta Rui Patrício, Anselmo só teve de encostar.
3 minutos depois, os leões empatam após excelente passe do capitão João Moutinho para Izmailov, este aguenta o corpo a corpo com Vidigal e faz o tento do empate.Minutos depois, e numa fase em que o jogo já começava a ser mais dominado pelo onze de Alvalade, Anselmo tem excelente oportunidade para colocar o Estrela na frente do marcador e atira ao poste direito da baliza. É talvez o canto do cisne em oportunidades de golo para a equipa da casa, apesar de mais algumas tentativas na segunda metade da partida, sobretudo em remates fortes de Celestino.
A segunda metade trouxe um leão decidido a acabar com o jogo e logo aos 51 minutos o inevitável Liedson põe o Sporting na posição de vencedor.
O treinador do Estrela tenta dar mais acutilância ao ataque com a entrada de Celsinho, mas acabou por ser inconsequente, o Sporting controlou o jogo e aos 76 minutos a entrada de Vuk acaba com mais uma novela, assim o espero, da temporada leonina. E que melhor entrada poderia desejar o montenegrino pois 2 minutos depois coloca o resultado em 3-1 e terminando com qualquer dúvida que pudesse haver acerca do vencedor.
Um regresso que se saúda, pois jogadores com a qualidade de Vukcevic fazem muita falta ao campeonato português, esperemos agora que atitudes como as protagonizadas durante este inicio de época não se repitam pois ele acaba por ser o mais prejudicado.
Nota final para a equipa de arbitragem que num jogo muito fácil de dirigir conseguiu dar nas vistas novamente no lance do golo invalidado a Liedson.
Ora se Postiga centra, um defesa estrelista corta a bola e Postiga volta a cruzar, de primeira, alegadamente já fora do campo, então deveria de ser assinalado pontapé de canto e não pontapé de baliza...
Mas no futebol nem tudo o que parece é...
Segunda nota final para a arbitragem do jogo Nacional-Belenenses de ontem, onde o sr. Rui Costa voltou a fazer das suas e é criticado pela generalidade da comunicação social e elementos afectos a ambas as equipas... Provavelmente irá ter também nota positiva do observador...

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

E o prémio de melhor em campo vai para... Duarte Gomes e seus auxiliares

Noite fria e chuvosa em Lisboa na recepção ao Vitória de Guimarães para a 10ª jornada da Liga e com menos de meia-casa em Alvalade, pouco mais de 20 mil adeptos nas bancadas, nem a habitual grande falange de apoio vimaranense "desceu" a Lisboa, como faz habitualmente.
O Sporting entrou forte e decidido a resolver o jogo como há muito não se via para os lados de Alvalade e enquanto isso não aconteceu, não permitiu qualquer possibilidade ao adversário de tentar sequer dar um ar da sua graça e logo aos 7 minutos numa excelente abertura do capitão João Moutinho para a entrada da área, Hélder Postiga não hesitou, rematou forte de 1ª sem qualquer hipótese de defesa para Nilson e assinou um golo de belo efeito.
O Guimarães tentava reagir, mas não passava disso, tentar, o leão não baixou os braços e 15 minutos depois num lance rápido de Romagnolli pela esquerda, o lateral esquerdo adversário esqueceu-se que não se deve tirar os olhos de Liedson e este agradeceu, pôs-se a jeito de receber a oferta do 30 leonino e teve tempo para parar a bola, ver a posição do guardião adversário, esperar que este saísse da baliza, escolher para onde chutar e concretizar o 2º golo leonino.
O Sporting reduziu um pouco a intensidade e o Guimarães quase reduzia aos 35 minutos mas a falta de pontaria do avançado não o permitiu.
Na segunda metade o leão entrou a controlar o jogo, o Vitória teve mais bola mas mesmo assim pouco ou nada fez para merecer um golo que reduzisse a diferença no marcador, pelo contrário Hélder Postiga pouco após o minuto 70 volta a colocar a bola dentro da baliza mas o golo não é validado, ao que parece toda a gente viu o golo à excepção de Duarte Gomes e o auxiliar que acompanhava o ataque leonino. Até Cajuda admitiu na conferencia de imprensa que a bola tinha entrado e ele não está tão bem colocado como deveria estar o arbitro auxiliar...
Se juntarmos a este erro o penalti não assinalado logo no 1º minuto de jogo sobre Izmailov na cara do outro auxiliar, deveremos ter concerteza uma excelente nota atribuída pelo observador à equipa de arbitragem.
Paulo Bento tem um processo disciplinar por declarações muito criticas e alegadamente incitadoras à violência contra as equipas de arbitragens mas o que é certo é que jornada após jornada, os senhores do apito e das bandeirinhas continuam a dar-lhe razão e motivos para criticar... Será coincidência? A mim não me parece...