quarta-feira, 11 de junho de 2008

O 1º lugar está garantido

Portugal continua em grande no Euro2008, depois da vitória sobre a Turquia, desta vez a vitima foi a Republica Checa, teoricamente a selecção mais difícil que Portugal iria defrontar nesta 1ª fase.
Realmente esta teoria comprovou-se, pelo menos até ao momento, e apesar de Portugal ter entrado a ganhar, com um golo de Deco logo aos 4 minutos, durante a 1ª parte do desafio, a selecção das quinas sentiu sempre grandes dificuldades para se opor ao seu adversário, por exemplo, à excepção do golo, praticamente todos os restantes remates foram feitos de fora da área.
Para isso contribuiu também a "supresa" que o seleccionador checo reservou ao, que parece treinador do Chelsea a partir de 1 de Julho, com a inclusão de Milan Baros no onze titular em vez do gigante Koller. Baros nunca foi o ponta de lança fixo habitual e ajudou sempre o seu meio-campo contribuindo para que Portugal sentisse grandes dificuldades nesta zona do terreno.
No entanto, sobretudo na 2ª parte, Deco foi subindo de produção e como consequência o futebol apresentado pela selecção nacional foi ganhando qualidade e à passagem dos 60 minutos Cristiano Ronaldo põe Portugal novamente na frente do marcador a passe de Deco. O seleccionador checo arrisca metendo Koller em campo, Scolari responde substituindo Moutinho, entrando para o seu lugar Meira e ganhando a selecção 20cm de altura no seu meio-campo.
Até final assiste-se a um maior pendor checo, como seria de esperar, até aos 88 minutos na marcação de um livre ainda no meio campo português Deco, só ele, "descobre" e isola Cristiano Ronaldo que sozinho cara a cara com Peter Chec deixa o vedetismo de lado e assiste Quaresma que só precisou de encostar para decidir o jogo...
Portugal fica isolado no 1º lugar do grupo e no jogo seguinte a Turquia, a perder ao intervalo, ganha 2-1 à Suíça e garante o 1º lugar no grupo para Portugal, seja qual fôr o desfecho dos jogos da última jornada no grupo A.
A finalizar, uma opinião pessoal em jeito de desabafo, não me recordo em nenhuma das competições pós Euro 2000 de uma selecção portuguesa a jogar tanto como equipa como esta... Promete...

Sem comentários: