quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

O herói improvavel


Não me lixem, por muito que o desmintam, houve vários jogadores esta noite a pouparem-se para o jogo do próximo domingo contra o Benfica. O jogo desta noite foi mais uma bela demonstração de que a excepção à regra é a equipa jogar bem, o Sporting joga devagar, com muito jogo lateralizado e pouca progressão, excepção feita às subidas de Abel e Grimi e algumas desmarcações de Romagnoli. A palavra desmarcação deve ser algo que os jogadores deste plantel ainda não entenderam o que significa, pois é algo que só acontece esporadicamente, tal a insistência em levar o jogo para a zona central. O Sporting joga lento e nota-se muita falta de confiança em determinados jogadores. Acho que isso resume o que aconteceu hoje, apesar de a equipa ter estado sempre ao ataque na busca do golo, o processo ofensivo faz-se sempre com demasiados passes e poucas desmarcações.
Liedson teve de sair lesionado ainda no primeiro quarto de hora da segunda parte, sendo a sua recuperação para domingo uma preocupante incógnita. Para o seu lugar entrou Purovic que acabou por ser o herói do jogo já em período de descontos ao conseguir, ao que parece por acaso, introduzir a bola na baliza do Estrela.
Uma nota final acerca das declarações de Dauto Faquirá na conferência de imprensa que se recusou a fazer uma análise ao trabalho do árbitro, nomeadamente sobre um eventual fora de jogo do ponta de lança leonino no lance do golo. De facto o treinador do Estrela mantém uma atitude na sua maneira de estar no futebol que infelizmente pouco se vê em Portugal. Não entra em lamechices nem vem para a praça pública lamentar-se que não ganha os jogos devido a terceiros. Será interessante ver o seu comportamento como treinador quando tiver a oportunidade, e terá seguramente, de treinar uma equipa com maiores ambições que as que tem treinado.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Setubal este ano não dá...

O Sporting este ano, definitivamente dá-se mal com o Vitória de Setúbal, mais um jogo, mais uma derrota...
Seria fácil dizer que grande parte da culpa desta derrota se deve ao golo mal anulado a Tonel e ao frango de Rui Patrício mas a verdade não é assim tão simples... O meio campo do Sporting só funcionou quando o Vitória se limitava a defender, ou seja quando não tinha oposição, Miguel Veloso foi uma nulidade, Moutinho depois de um grande golo contra o Estrela da Amadora hoje demonstrou uma estranhissima falta de confiança no remate, parecia propositado, no ataque Purovic só serve para ocupar espaço, quando a equipa não cruza bolas, como aconteceu hoje, e as substituições operadas por Paulo Bento não trouxeram nada, Celsinho esconde-se do jogo e tirando um ou outro passe, é como se não estivesse a jogar e Tiui vem perdendo a pujança que demonstrou à poucas semanas atrás. No meio disto tudo, o mal amado Farnerud não complicou, não estragou e foi dos mais regulares.
Diz o povo que sem ovos não se podem fazer omeletes e este plantel tem 14 ou 15 jogadores que têm o mínimo de qualidade para jogar no Sporting, e desse lote terão jogado 8 ou 9 hoje, o resto está lesionado ou castigado, no caso de Abel, e como tal não há alternativas que sejam um garante de qualidade mínimo neste Sporting.
O Vitória de Setúbal continua o seu belo campeonato e continua a ser a besta negra desta época para Paulo Bento... E ainda teremos de jogar pelo menos mais uma vez com eles esta época...

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Precisão suiça

Foi com uma precisão que tanto caracteriza os relógios suiços que o Sporting resolveu, caso ainda houvessem duvidas, a eliminatória frente ao Basileia.
Pereirinha a abrir a primeira parte e Liedson a fechar, esclareceram os mais cépticos, e Liedson a abrir a 2ª parte reforçou ainda mais a ideia de que o conjunto leonino era mais forte que o adversário.
Pelo meio brilhou Rui Patricio... Com algumas boas e importantes defesas durante a 1ª parte. demonstrou segurança, coragem e reflexos apuradissimos...
Uma exibição de classe e forte personalidade de toda a equipa que faz perguntar onde andava este Sporting na 1ª metade da temporada.
Pena foi mais um jogador sair lesionado de um jogo com o Basileia, desta vez o jovem lateral esquerdo Grimi, espero que não seja nada de grave e que recupere para os complicados jogos que se adivinham.
Patricio e Pereirinha merecem o destaque pelas excelentes exibições, tendo o jovem guardião ter, com quase toda a certeza, silenciado algumas vozes discordantes de Paulo Bento apostar nele. Pereirinha demonstrou querer agarrar o lugar com as oportunidades dadas nestes últimos jogos e criar uma boa dor de cabeça a Paulo Bento quando Vuckevic e Izmailov recuperarem das suas lesões.
Veremos agora como recupera fisicamente a equipa para a próxima semana com 2 jogos de dificuldade elevado para o campeonato e com um Estrela a tentar de certeza aproveitar o desgaste fisico do plantel leonino a meio da semana que vem...

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Penalty's não obrigado

Antes de mais queria saudar o regresso de Pedro Silva à competição, ele que se havia lesionado no jogo da Supertaça frente ao FC Porto.
Quanto ao jogo desta noite, é caso para pedir que não sejam marcadas mais grandes penalidades a favor do Sporting nos próximos tempos, tal é a percetagem de desperdicio deste tipo de lances...
O Sporting voltou a entrar mal no jogo, de tal forma quer o primeiro remate à baliza terá sido provavelmente o belo golo de João Moutinho. Com 4 alterações em relação ao jogo contra o Basielia, o meio-campo leonino não funcionou tão bem e acho que muito por culpa da falta de vivacidade de Celsinho que teve como consequência a sua substituição ao intervalo por Romagnoli. Espero que essa falta de vivacidade seja apenas causada por falta de ritmo de jogo e falta de rotinas com o resto da equipa...
Na segunda parte, só deu Sporting, sobretudo com a expulsão de Nelson, ele que terá provavelmente recebido a maior ovação da noite. Será, seguramente o único guarda-redes a jogar em Portugal que recebe tamanha ovação em Alvalade.
Anderson Polga voltou a falhar uma grande penalidade, isto após uma longa paragem para que o guarda redes suplente do Estrela se equipasse para entrar em jogo.
A equipa não quebrou animicamente e, contra um estrela que a partir daí tentou se limitou apenas a defender, acabou por chegar ao golo por Liedson a um quarto de hora do final.
Até final, regista-se apenas a quantidade de lances ofensivos que o Sporting desperdiçou, sobretudo devido a cruzamentos mal tirados.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Quase uma grande noite europeia

O Sporting começou por ser eficaz, aos 7 minutos, numa altura em que quem mandava no jogo era o Basileia, no 1º ataque, Vuckevic rematou, a bola tabela num defesa e entra... A partir dos 15 minutos, sensivelmente, quem começou a mandar, e assim foi até final do jogo, fori a equipa leonina e começou um verdadeiro festival... De oportunidades desperdiçadas...
O Sporting sempre que acelerava deixava a defesa suiça, que na fase de grupos apenas sofrera um golo, completamente aos papeis e o resultado poderia ter-se avolumado substancialmente... Assim não aconteceu e os 18 mil adeptos presentes em Alvalade só puderam festejar apenas mais uma vez um golo, novamente pelo camisola 10, que desferiu um verdadeiro missil teleguiado direito às redes da baliza sul do estádio ao 57º minuto de jogo...
5 minutos depois Vuckevic volta a ser noticia, mas por tristes motivos, na tentativa de receber, acrobaticamente, um passe cruzado mal feito caiu sobre o ombro direito e fez uma luxação que o impedirá de jogar nas próximas 3 semanas no minimo, falhando assim, a viagem à Suiça e muito provavelmente o derby contra o Benfica...
Até final só continuou a dar Sporting e faltou pelo menos um golo para quase garantir a passagem aos oitavos de final da Uefa.
Com a mesma atitude em Basileia e poderemos continuar a sonhar com uma presença na final da competição... A ver vamos como corre, para já, venha o Estrela.

sábado, 9 de fevereiro de 2008

4 caras novas

4 caras novas no onze titular talvez sejam o maior destaque do jogo desta noite contra o Maritimo para a Taça de Portugal... Apesar de 3 dos 4 jogadores novidade na equipa titular já terem jogado com a camisola do Sporting, a excepção é o lateral Grimi, Celsinho e Adrien não são presença habitual no onze e Tiui apenas tinha jogado a segunda parte do jogo frente ao Belenenses, também ele chegado ao Sporting em Janeiro.
A equipa entrou bem no jogo e logo aos 5 minutos Tonel pôs a equipa em vantagem mas durante todo o jogo a equipa foi nervosa a defender e aos 38 minutos sofreu o empate...
5 minutos depois Liedson de cabeça regressou aos golos e fêz o resultado final.
Na segunda parte praticamente só deu Maritimo mas o futebol apresentado pela equipa insular só criava alguma espectativa devido à tremideira defensiva da equipa da casa. Oportunidades nem vê-las... Nem para um lado nem para o outro, aliás, da parte do Sporting, o primeiro remate feito na direcção da baliza na segunda-parte foi feito poucos segundos antes do 4º arbitro mostrar o tempo de compensação a ser jogado após os 90 minutos... Sinceramente não me recordo de nenhum antes...
Sobre os jogadores chegados em Janeiro, o lateral Grimi parece ser, pelo menos hoje assim o tentou demonstrar, a solução ao problema não resolvido desde a saida de Caneira e Tello, sobretudo do internacional português. Denota, obviamente algumas falhas de entrosamento com o resto da equipa que poderão ser colmatadas com mais jogos. Tiui demonstrou velocidade, luta, entrega ao jogo, tentou mostrar trabalho a Paulo Bento, pessoalmente acho que é um jogador a rever... Mas a concorrencia é grande, sobretudo com o regresso de Derlei...
Veremos o que o futuro próximo nos trará.
A finalizar, sobre o árbitro, apenas uma questão, como consegue este senhor ainda estar na 1ª categoria da arbitragem nacional???
E mais não digo que ele não merece...

domingo, 3 de fevereiro de 2008

E lá foram mais 3 pontos

Como se costuma dizer, vira o disco e toca o mesmo, ou seja, mais um jogo em que foram dados 45 minutos de avanço ao adversário... E as consequencias foram o que foram...
Luta pelo 2º lugar? Mas qual luta pelo 2ª lugar? Lutam pelo 3º e mal...
Depois de uma exibição de entrega e voluntarismo no jogo do passado domingo, eis que hoje os médios se esqueceram que também têm de defender, um bom exemplo é o golo do Belenenses, a luta a meio-campo foi praticamente ganha pelos jogadores da casa, e criatividade nos lances de ataque foi coisa que não se viu...
Na 2ª parte, e apesar de maior velocidade e trocas de bola com mais qualidade, os lances de verdadeiro perigo não apareceram junto da baliza de Costinha, excepção feita a um livre de Ronny que levou a bola ao poste.
Curioso foi que o Sporting começou a usar mais velocidade, mais dinamismo e dominar completamente o adversário quando Veloso saiu do meio-campo, recuando para a defesa com a saida de Ronny para a entrada de Celsinho. Não sei se foi o recuo do médio defensivo ou se o encolhimento da eqwuipa da casa, mas o que é certo é que o Sporting só foi dominador a partir deste momento...
Ainda assim o único lance de perigo foi mais um livre directo a embater no poste, desta feita marcado quase exemplarmente por Veloso. Teria sido exemplar se a bola tem ido meio metro mais para a esquerda e tivesse entrado...
Paulo Bento disse no final que tem de procurar soluções para a equipa render mais, o que é uma grande verdade, e deixem-me aproveitar a oportunidade para dizer que se calhar a ida de alguns jogadores para o banco não era mal pensada... Falta ver quem jogaria no seu lugar... Eu tenho uma opinião mas prefiro guardá-la para mim, pelo menos para já...