sexta-feira, 20 de junho de 2008

Um Euro que soube a pouco

24h após a eliminação do Euro2008, fica a sensação que Portugal poderia, e se calhar deveria, ter ido um pouco mais além, mas convém relembrar que o adversário não era uma equipa qualquer, é só a única selecção que conseguiu ganhar três campeonatos da Europa, e é constituída por jogadores como Balack, Podolski, Lehman, Klose, entre outros, para não falar do chato do Schweinsteiger, que além de 4 golos marcados a Ricardo, em três jogos, ontem além de um golo, ainda fez as assistências pasa os outros 2, curiosamente, iguaizinhos... Portugal, após 10 minutos muito fortes da Alemanha, equilibrou o jogo e sofre os 2 primeiros golos quase que contra a corrente do jogo, a partir dai, a Alemanha encosta o autocarro à frente da baliza e quando finalmente consegue romper, reduz para 2-1. Já antes, numa grande oportunidade de inaugurar o marcador, Moutinho falha o toque final para a baliza, a bola bate mais no joelho que na coxa e sobe passando por cima da barra.
A 2ª parte trás-nos uma equipa das quinas a tentar o empate, rematando muito de fora da área, mas é a Alemanha que faz o 3º golo, praticamente a decidir o jogo, num golo tirado a papel químico do 2º... Livre a meio do meio-campo, descaído para a esquerda, centro de Schweinsteiger para a entrada da área e a defesa a deixar Ballack sózinho ue não teve dificuldades em marcar de cabeça perante um Ricardo que deixou muito a desejar neste golo, saindo muito tarde ao cruzamento...
Portugal arrisca tudo, tenta reagir, muito a custo diga-se, e a 5 minutos do final Postiga marca de cabeça no meio de 2 centrais cada qual com cerca de mais uns 10 a 15cm de altura do que ele, renovando a ténue esperança lusitana... Mas não passou disso mesmo, uma esperança, uma vez que o resultado não mais se alterou...
Após 2 jogos na fase de grupos que aguçaram e muito as expectativas de praticamente todos os portugueses, a desilusão surgiu frente a Alemanha.
Como breve balanço desta presença, resta dizer que a grande vedeta nunca surgiu, à excepção do jogo contra a Republica Checa, e ainda assim, um pouco a espaços, e poder-se-á concluir que afinal quem merecia esse rótulo neste Euro2008 era Deco...
Em conclusão queria apenas dizer MUITO OBRIGADO ao seleccionador Scolari pelo que fez nesta selecção desde a sua chegada... Muitos não concordarão comigo mas da sua passagem fica uma final de um Euro e as meias finais de um Campeonato do Mundo... Acham pouco? Então devem ter uma memória muito curta...

domingo, 15 de junho de 2008

Portugal B não convence

Com as contas do apuramento já resolvidas e o primeiro lugar do grupo A garantido, Scolari troca 8 jogadores para o jogo com a Suíça e dá-se mal.
Praticamente sem meio-campo Portugal tentou ser melhor que o adversário na primeira parte, em algumas fases conseguiu-o, mas a 2ª parte foi o descalabro completo.
Portugal até começou melhor, com um belo centro de Quaresma da esquerda, num passe de letra para Postiga, um lance em que ficou por assinalar uma grande penalidade clara sobre Nani, um fora de jogo mal assinalado a Hélder Postiga, quer acabou ainda por marcar golo invalidado pelo árbitro foram alguns lances que Portugal teve de perigo.
Na 2ª parte só deu Suíça, determinada em sair do Euro com uma vitória, foi sempre mais equipa, mais determinada e teve algo que Portugal não teve... Meio-campo...
Veloso foi uma ténue sombra do que nos habituou, Meireles nem se deu por ele e Meira deu-se por ele quando fez a falta que deu origem ao 2º golo helvético.
Uma péssima exibição da selecção nacional teve um árbitro que quis dividir o titulo de pior em campo com os jogadores portugueses, tão má foi a arbitragem, oxalá a Uefa despache já, também, este senhor de volta ao país dele, mesmo que a sua selecção não se apure para os quartos de final...

quarta-feira, 11 de junho de 2008

O 1º lugar está garantido

Portugal continua em grande no Euro2008, depois da vitória sobre a Turquia, desta vez a vitima foi a Republica Checa, teoricamente a selecção mais difícil que Portugal iria defrontar nesta 1ª fase.
Realmente esta teoria comprovou-se, pelo menos até ao momento, e apesar de Portugal ter entrado a ganhar, com um golo de Deco logo aos 4 minutos, durante a 1ª parte do desafio, a selecção das quinas sentiu sempre grandes dificuldades para se opor ao seu adversário, por exemplo, à excepção do golo, praticamente todos os restantes remates foram feitos de fora da área.
Para isso contribuiu também a "supresa" que o seleccionador checo reservou ao, que parece treinador do Chelsea a partir de 1 de Julho, com a inclusão de Milan Baros no onze titular em vez do gigante Koller. Baros nunca foi o ponta de lança fixo habitual e ajudou sempre o seu meio-campo contribuindo para que Portugal sentisse grandes dificuldades nesta zona do terreno.
No entanto, sobretudo na 2ª parte, Deco foi subindo de produção e como consequência o futebol apresentado pela selecção nacional foi ganhando qualidade e à passagem dos 60 minutos Cristiano Ronaldo põe Portugal novamente na frente do marcador a passe de Deco. O seleccionador checo arrisca metendo Koller em campo, Scolari responde substituindo Moutinho, entrando para o seu lugar Meira e ganhando a selecção 20cm de altura no seu meio-campo.
Até final assiste-se a um maior pendor checo, como seria de esperar, até aos 88 minutos na marcação de um livre ainda no meio campo português Deco, só ele, "descobre" e isola Cristiano Ronaldo que sozinho cara a cara com Peter Chec deixa o vedetismo de lado e assiste Quaresma que só precisou de encostar para decidir o jogo...
Portugal fica isolado no 1º lugar do grupo e no jogo seguinte a Turquia, a perder ao intervalo, ganha 2-1 à Suíça e garante o 1º lugar no grupo para Portugal, seja qual fôr o desfecho dos jogos da última jornada no grupo A.
A finalizar, uma opinião pessoal em jeito de desabafo, não me recordo em nenhuma das competições pós Euro 2000 de uma selecção portuguesa a jogar tanto como equipa como esta... Promete...

sábado, 7 de junho de 2008

Agora é por Portugal!!!


Numa altura em que as competições de clubes estão paradas na Europa, os olhos estão todos postos de à umas semanas a esta parte no Euro 2008 e sobretudo na selecção portuguesa, que é a que mais nos interessa. O circo mediático à volta da selecção é enorme, talvez como não se tenha visto antes, nem no Euro 2004, e tal como o mediatismo, também a expectativa dos portugueses é grande, dando a entender, muitos deles, que algo que não seja melhor que o Europeu de há 4 anos não é um resultado aceitável... Mentiria se dissesse que eu não desejo que Portugal traga o caneco mas se tal não acontecer, espero que ao menos seja dignificada a camisola e o país.

Portugal iniciou hoje da melhor maneira a sua participação no certame com uma vitória sobre a Turquia e sobretudo com uma muito boa exibição e demonstrando que trazia o trabalho de casa bem feito, isto é, o adversário bem estudado.

Portugal soube sempre como deveria de jogar, sabia quais os pontos mais fracos da equipa turca, e como aproveitá-los, e valha a verdade, se esta equipa turca tem pontos fortes, hoje não se vislumbraram, provavelmente também pelo belo jogo do trio de meio campo português, que demonstrou uma classe fantástica, só não considero que Petit ou Deco ou João Moutinho merecem ser considerados, um deles, o prémio de melhor em campo, porque Pepe conseguiu estar uns furos ligeiramente acima, seja a defender, seja a atacar, e o seu golo, o validado, é uma bela prova disso mesmo.

Só não era necessário que a bola tivesse ido ao ferro por três vezes antes de Portugal inaugurar o marcador.

Para concluir o que dizer da jogada do segundo golo, sobretudo a recepção, rotação e assistência para um colega mais bem colocado, quando estava também ele na cara do guarda-redes adversário, de João Moutinho? Absolutamente fantástico...

Oxalá na próxima época volte a capitanear a equipa do Sporting... É sinal que o mantemos mais uma época...

domingo, 1 de junho de 2008

De azul a verde


Depois da contratação de Fábio Rochemback, um regresso, eis que hoje, e após uma entrevista de Filipe Soares Franco à TSF em que anunciou que o Sporting iria contratar um ponta de lança que iria agradar aos adeptos leoninos, é oficialmente anunciada a contratação de Hélder Postiga.

Depois de alguns anos irregulares em que alternou passagens pela equipa principal do FC Porto com experiências com pouco sucesso por campeonatos estrangeiros, chega agora a Alvalade com o intuito de relançar a carreira aos 25 anos de idade a troco de 2,5 milhões de euros por 50% do passe mais o júnior Diogo Viana.

O tempo dirá se o Sporting fez um bom investimento, sobretudo a cedência de Diogo Viana, mas estou convicto que o ponta de lança português irá dar bastantes alegrias aos adeptos leoninos.

Confesso que a noticia me apanhou totalmente de surpresa, sobretudo porque muito se falava em Pauleta, mas apesar da surpresa, fiquei agradado com a noticia por ser um apreciador do jogador, pois apesar da sua irregularidade continuo a achar que é o melhor ponta de lança português pós-Pauleta.

O tempo dirá se terei razão ou se se terei de mudar a minha opinião...

Mas para já, seja bem vindo senhor Postiga!!!