terça-feira, 16 de setembro de 2008

2ª Lição

Noite de estreia da presente temporada da Liga dos Campeões e, tal como na época passada, o Sporting entra a perder, desta feita no mítico Camp Nou em Barcelona.
Se este resultado não tem nada de extraordinário, pois seria o mais expectável, ainda para mais vindo a equipa catalã de um inicio de época francamente mau na liga espanhola e com muita vontade de vencer e tentar debelar essa mesma crise, o que se nota, sobretudo na primeira parte, foi a incapacidade leonina para tentar contrariar o teórico poderio ofensivo de uma equipa onde pontificam Xavi Hernadez, melhor jogador do Euro2008, Iniesta, Messi, Henry e Eto'o...
Qualquer um deles dispensa apresentações, a sua qualidade é por demais conhecida e esta noite fizeram questão de o mostrar, como se isso não bastasse, Guardiola, que como jogador também dispensa apresentação, mostrou ter o trabalho de casa bem feito e saber exactamente como vencer o Sporting...
Perante a qualidade ofensiva demonstrada, e a gritante dificuldade defensiva dos leões em a contrariar, cedo se percebeu que esta 2ª viagem a Espanha em menos de um mês, não iria trazer nada de bom de regresso a Lisboa, dito e feito, com uma certa naturalidade a equipa catalã adiantou-se no marcador e ainda teve oportunidades, várias diga-se, para aumentar o score durante a 1ª parte.
A 2ª parte trouxe uma tentativa de reacção da equipa leonina mas sempre muito tímida e a equipa da casa, mesmo sem a intensidade da 1ª parte, nunca tirou os olhos da baliza contraria, e consegue aumentar o resultado atraves de uma grande penalidade que poderá, e reforço essa ideia, poderá, deixar algumas duvidas, mas o que conta é que foi assinalada e concretizada por Eto'o.
Paulo Bento vai fazendo substituições, como se costuma dizer troca por troca, e o Sporting acaba por reagir, sobretudo após a entrada de Miguel Veloso para o lugar de Romagnoli, e reduz para 2-1.
Nesta fase sente-se uma certa intranquilidade da equipa da casa e Paulo Bento faz uma substituição em que aparenta arriscar, ao tirar Caneira e fazendo entrar Bruno Pereirinha, a primeira impressão que fica é que o Sporting fica a jogar em 3X5X2 mas Veloso recua para o lugar de Caneira mantendo o 4X4X2, desta vez clássico em vez do tradicional losango, este esquema acaba por não trazer nada de novo e acaba por ser o Barça a fechar o resultado com 3-1, acabando com qualquer esperança leonina no empate.
Houve algumas exibições de jogadores leoninos bem abaixo do que é habitual, nomeadamente a meio-campo, sempre muito macio e que originou tão fraca exibição dos jogadores leoninos.
Para finalizar, a esperança que esta fraca exibição tenha servido para o mesmo que os jogadores leoninos alegaram que a de Madrid serviu... Que seja mais uma lição e que a aprendam depressa porque quanto mais tempo se vai perdendo em lições, menos tempo tem para se recuperar...

Sem comentários: