segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Apelo à violência

O titulo deste post não é nenhum apelo mas sim a forma como a APAF caracterizou as declarações do treinador Paulo Bento ontem após o jogo contra o FCPorto para a Taça de Portugal.
Eu não ouvi a conferência de imprensa ontem nem li nada do que Paulo Bento disse, apenas ouvi o que passou hoje de manhã num serviço informativo de uma rádio.
Com base nisto, não considero que Paulo Bento tenha incitado os adeptos leoninos a serem violentos contra os árbitros, falou sim em hostilidade, mas isso não implica violência, já ouvi e li afirmações muito mais graves e ofensivas por parte de jogadores, treinadores e dirigentes e se bem me lembro, é a 1ª vez que vejos os senhores da APAF terem uma reacção destas.
Acho curioso que esta suposta associação em vez de proteger os seus associados, e pode-se enumerar várias formas de o fazer, como sendo atraves de acções de formação e sensibilização, por exemplo, que poderiam ser feitas durante a época quando há jogos da selecção ou por um outro motivo há paragens no calendário futebolístico, preferem vir lançar ainda mais lenha para uma fogueira do que a que já lá existe.
Sejamos pragmáticos, erros de arbitragem sempre houve e sempre haverá, mas o que esta associação em conjunto com a FPF e a Liga de Clubes pode e tem a obrigação de fazer, é evitar a incompetência dos seus associados e não é isso que tem feito.
Ontem na mesma conferencia de imprensa o treinador Jesualdo Ferreira disse, e contrariamente ao que acontece quase sempre, desta vez estou de perfeito acordo com ele, que há incompetência na classe da arbitragem nacional, e que se um jogador é incompetente não joga, se um treinador é incompetente é despedido mas se um árbitro é incompetente, não lhe acontece nada...
Este poderia e deveria ser um dos problemas mais facilmente resolvidos por quem manda no futebol português, mas por alguma razão, parece que há interesse em que as coisas não mudem assim tanto.
Não se poderia evitar mais esta polémica se em vez de se escolher o senhor de grená que ontem esteve em Alvalade, tivesse sido escolhido um que desse mais garantias?
Bastava ter em consideração as diversas razões de queixa que ambos os clubes já trazem do passado em relação ao sr. Bruno Paixão, mas não, quem tem o poder de nomear prefere armar ainda mais confusão...
Assim de certeza que não vamos lá e só era preciso algo tão simples como bom senso... O mesmo que falta a quem vem logo todo alarmado e necessitado de tempo de antena falar em incitamento à violência...

Sem comentários: