quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Maldição espanhola parte 3

5ª jornada da Champions League e Alvalade recebe Messi, Henry, Xavi Hernandez entre outros.
E se o cartaz prometia e a possibilidade de o Sporting chegar ao 1º lugar do grupo aguçava ainda mais o apetite, além do público, também os jogadores da equipa leonina pareciam querer também assistir ao espectáculo das estrelas, e o que é certo é que durante a 1ª parte foi o que aconteceu, tal a falta de qualidade de jogo e de atitude do onze leonino.
Foi assim que sem dificuldade se viu o Barcelona a vencer ao intervalo do que mais parecia uma peladinha, tal a facilidade com que os jogadores blaugrana se passeavam no relvado de Alvalade.
Na 2ª parte, o Sporting parecia tentar ter um pouco mais de atitude, mas acabou por demonstrar outra característica, ingenuidade, tal a forma como sofre o 3º golo, num livre à entrada da área rapidamente marcado e deixando Messi na cara de Patricio.
Poucos minutos depois, quase que se vislumbra uma reviravolta no marcador após 2 golos do Sporting no espaço de 1 minuto, 1º num livre directo marcado exemplarmente marcado por Veloso e o 2º por Liedson aparecendo na cara de Valdez e não falhando na hora de marcar.
Alvalade já sonhava com o empate mas num lance disputado junto à linha final, Veloso alivia a bola para a zona central e um jogador espanhol lança a bola para a área e Caneira acaba por marcar na própria baliza, com a canela...
Até final assistiu-se a um baixar de braços por parte dos jogadores leoninos, e pelo meio à expulsão de Patricio após falta discutível dentro da área.
Do penalty, resulta o 5º golo do Barça, com Tiago a ser infeliz, uma vez que quase defende a bola mas esta foge-lhe por debaixo do corpo.
Esperemos que até final da carreira leonina na prova, não surjam mais equipas espanholas e que os jogadores leoninos mostrem um pouco mais de atitude...

sábado, 22 de novembro de 2008

3 Pontos nas luvas de Patricio

Deslocação à Figueira da Foz para trazer na bagagem 1 golo de Liedson, 1 penalti defendido por Patrício e mais 2 expulsões...
Paulo Bento apostou em Postiga para jogar a 10 em detrimento do habitual Romagnolli e o ponta de lança contratado esta época até estava a fazer a melhor exibição de leão ao peito mas teve de ser sacrificado após a expulsão de Derlei, com o intuito de segurar o meio-campo.
Se o Sporting durante a 1ª parte foi sempre mais equipa e chegou ao intervalo na frente do marcador com inteira justiça, ainda para mais com um penalti defendido por Patrício, na 2ª mostrou uma faceta ainda pouco vista esta temporada, uma verdadeira equipa, solidária, organizada e tranquila, isto após 2 expulsões que não faziam antever uns tranquilos 30 minutos finais, 1º após a expulsão de Derlei, e depois 20 minutos finais a jogar com 9 após 2º amarelo a Caneira. Como se isto não fosse suficiente, ainda houve a lesão de Abel...
Contra todas estas infelicidades o Sporting jogou com uma excelente atitude e ainda teve a única verdadeira oportunidade de golo quase ao final da partida após excelente lance de contra-ataque de Liedson.
Pelo meio tivemos um guarda-redes sempre muito seguro e que tudo defendeu, e até nos cruzamentos, onde por vezes denota alguma insegurança, foi sempre imperial e acabou por ser preponderante na conquista dos três pontos, a par de Liedson que uma vez mais resolveu...

sábado, 15 de novembro de 2008

Leão não parece querer ser campeão

O Sporting recebeu o líder Leixões e apesar de uma boa 1ª parte, em que dominou totalmente o jogo, demonstrou muitos graves falhas na finalização, sobretudo em lances em que Hélder Postiga e Romagnolli estiveram na cara de Beto e permitiram que o guardião da equipa de Matosinhos levasse a melhor.
O Leixões que já tinha ido ganhar ao Restelo, Trofa e Dragão veio a Alvalade fazer o seu jogo defensivo em que à excepção dos lances acima referidos, raramente permitiu espaços ao Sporting e como consequência não houve grandes oportunidades de golo nesta fase da partida.
Para ajudar, as lesões de Rochemback aos 20 minutos e de Pedro Silva, que tinha entrado para o seu lugar, pouco antes do intervalo provocaram algumas alterações tácticas.
Para a 2ª parte, o Sporting apesar de continuar a dominar, não fez um jogo ofensivo com tanta qualidade como na 1ª e denotou alguma falta de segurança na zona central que permitiram um sinal de perigo por parte do adversário à passagem do minuto 60 para depois permitir o golo adversário numa perda de bola incrivelmente ingénua por parte de Izmailov.
Paulo Bento arriscou tudo e tirou Carriço, uma exibição que deixa antever um belo futuro deste jovem central, e meteu Djaló sempre muito encostado à linha lateral do lado direito e que excepto alguns centros em que ganhou pontapés de canto, todos inconsequentes, nada mais fez durante o jogo.
Nesta 2ª metade, Beto voltou a brilhar por mais 2 ou 3 vezes garantindo assim a vitória da equipa forasteira e a permanência no 1º lugar do campeonato.
Nota final para exibição de qualidade de Daniel Carriço que, como disse atrás, deixa antever um interessante futuro a este jovem jogador, precisará é de mais oportunidades para ganhar a experiência necessária para jogar ao mais alto nível, porque a qualidade, essa está lá.
Pena não ter ele, também, conseguido marcar ainda na 1ª parte numa excelente entrada ao 1º poste numa bola parada do lado direito do ataque leonino.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Apelo à violência

O titulo deste post não é nenhum apelo mas sim a forma como a APAF caracterizou as declarações do treinador Paulo Bento ontem após o jogo contra o FCPorto para a Taça de Portugal.
Eu não ouvi a conferência de imprensa ontem nem li nada do que Paulo Bento disse, apenas ouvi o que passou hoje de manhã num serviço informativo de uma rádio.
Com base nisto, não considero que Paulo Bento tenha incitado os adeptos leoninos a serem violentos contra os árbitros, falou sim em hostilidade, mas isso não implica violência, já ouvi e li afirmações muito mais graves e ofensivas por parte de jogadores, treinadores e dirigentes e se bem me lembro, é a 1ª vez que vejos os senhores da APAF terem uma reacção destas.
Acho curioso que esta suposta associação em vez de proteger os seus associados, e pode-se enumerar várias formas de o fazer, como sendo atraves de acções de formação e sensibilização, por exemplo, que poderiam ser feitas durante a época quando há jogos da selecção ou por um outro motivo há paragens no calendário futebolístico, preferem vir lançar ainda mais lenha para uma fogueira do que a que já lá existe.
Sejamos pragmáticos, erros de arbitragem sempre houve e sempre haverá, mas o que esta associação em conjunto com a FPF e a Liga de Clubes pode e tem a obrigação de fazer, é evitar a incompetência dos seus associados e não é isso que tem feito.
Ontem na mesma conferencia de imprensa o treinador Jesualdo Ferreira disse, e contrariamente ao que acontece quase sempre, desta vez estou de perfeito acordo com ele, que há incompetência na classe da arbitragem nacional, e que se um jogador é incompetente não joga, se um treinador é incompetente é despedido mas se um árbitro é incompetente, não lhe acontece nada...
Este poderia e deveria ser um dos problemas mais facilmente resolvidos por quem manda no futebol português, mas por alguma razão, parece que há interesse em que as coisas não mudem assim tanto.
Não se poderia evitar mais esta polémica se em vez de se escolher o senhor de grená que ontem esteve em Alvalade, tivesse sido escolhido um que desse mais garantias?
Bastava ter em consideração as diversas razões de queixa que ambos os clubes já trazem do passado em relação ao sr. Bruno Paixão, mas não, quem tem o poder de nomear prefere armar ainda mais confusão...
Assim de certeza que não vamos lá e só era preciso algo tão simples como bom senso... O mesmo que falta a quem vem logo todo alarmado e necessitado de tempo de antena falar em incitamento à violência...

Este é o caminho da militancia

Alvalade com pouco mais de meia casa para assistir a uma final antecipada da Taça de Portugal viu um Sporting a mostrar como aumentar a militância de que tanto se queixa a direcção.
A jogar como o fez ontem durante a 1ª parte é meio caminho andado para aumentar a presença de publico no estádio, o restante meio deverá ser conseguido com uma maior eficácia frente à baliza adversária e com preços de bilhetes atractivos. Já agora se não fôr pedir muito, jogos a horas decentes e não às 21 horas de domingo.
Quanto ao jogo de ontem propriamente dito, viu-se um Sporting a jogar, até ao intervalo, como já há muito tempo não o fazia, a dar espectáculo onde só pecou na hora da verdade. se lances houve que não deram golo graças à boa exibição de Helton, outros houve que não deram em nada por hesitação dos jogadores leoninos na hora em que se pedia que fossem decididos.
A segunda parte trouxe um Porto a ocupar melhor os espaços e discutir o jogo, o que originou que quem assistiu a este jogo, tivesse perante um dos melhores jogos dos últimos tempos e quase garantidamente o melhor desta época.
Mas, e há sempre um mas, como parece que ninguém queria deixar de dar nas vistas, e quando deveriam de ser apenas os jogadores a fazê-lo, eis que o senhor a queixam chamam de árbitro, decidiu também fazê-lo e além da carrada de cartões disparatados decidiu não assinalar uma grande penalidade a favor do Sporting já quase ao cair do pano, e antes, expulsar Caneira com um 2º cartão amarelo quando este apenas estava a falar com o jogador Hulk, e quando até tinha sido este último a ir pedir satisfações ao defesa leonino. Se alguém deveria ter sido admoestado seria Rui Patrício que se foi intrometer na conversa e empurra o avançado azul e branco, mas como deveria dar mais jeito ao senhor de grená dar o segundo amarelo ao defesa leonino, assim o fez.
Se o Sporting se pode queixar da arbitragem, também se deve queixar de si próprio, nomeadamente no canto disparatadamente marcado por João Moutinho, que origina o golo do Porto e da falta de capacidade de Rochemback em acompanhar Hulk na sua cavalgada de mais de 50 metros até à baliza leonina.
Por fim terá de se queixar também da excelente exibição do guardião Helton que numa noite inspiradissima só não conseguiu deter o remate vitorioso do suspeito do costume, Liedson.
Interessante também, a sintonia dos treinadores de ambas as equipas na análise à prestação do senhor do apito, e que pelos vistos ofendeu alguém na APAF, mas isso é uma questão para outro post...

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Noite para a História

No passado sábado, por motivos pessoais, não coloquei nenhum posta acerca da vitória leonina em Vila do Conde, mas se me pedirem uma frase que caracterize esse jogo, seria algo do género "Liedson carrega leão à vitória" e acho que demonstra como jogou a equipa leonina .
Passando ao jogo de hoje para a Liga dos Campeões, Alvalade assistiu à passagem da equipa leonina aos oitavos de final desta competição desde que o presente modelo de competição entrou em vigor e contrariamente ao que é habitual em Portugal, não foi preciso andar a fazer contas até final para ver o acontecia. As equipas teoricamente favoritas à passagem garantem a 2 jornadas do fim desta fase a passagem aos oitavos de final e os cofres de Alvalade agradecem.
Quanto à exibição, o meio-campo leonino na 1ª parte mostrou-se demasiado passivo e com dificuldade em lutar frente ao adversário que apesar de muito mais fraco que a equipa leonina conseguiu equilibrar a partida, apesar de ainda assim as melhores oportunidades de golo terem pertencido à equipa de Alvalade.
Na 2ª parte a equipa mostrou mais vontade e garra e apesar da equipa adversária o tentar contrariar, o domínio do jogo passou a pertencer à equipa teoricamente mais forte.
O ambiente das bancadas também melhorou bastante e assistiu-se a uma animada festa a partir do minuto 60, que teve o seu ponto alto cerca dos 75 minutos com o golo do recem-entrado Derlei.
Dai até final o Sporting controlou bem os acontecimentos e não permitiu oportunidades de golo ao adversário segurando assim a vitória que lhe permitiu garantir os oitavos de final e ainda deixar a possibilidade de poder chegar ao 1º lugar do grupo causado pelo empate do Barcelona em casa contra o Basileia.