sábado, 25 de agosto de 2007

Jogadores naturalizados

Vem na última página do jornal Record de hoje uma noticia que caíu como uma bomba na Holanda. Van Bommel numa entrevista, dizia ser seu desejo jogar pela selecção alemã para poder participar no próximo Campeonato da Europa. Ora para os mais atentos ou que já tenham tido conhecimento desta noticia no jornal em questão ou num outro meio de informação sabe que a mesma foi apenas e só uma "farsa" premeditada entre o jogador e o jornalista que o entrevistou com o intuito de demonstar a crença das pessoas em todo o tipo de informação que recebem sem qualquer tipo de questão acerca da veracidade da fonte da mesma informação.
Esta noticia levou-me a escrever este post pois fez-me relembrar uma questão que de tempos a tempos vem à baila no nosso Portugal, os jogadores naturalizados jogarem ou não com a camisola das quinas. Esta será sempre uma questão controversa por muito que se discuta, pois quem é a favor terá sempre argumentos válidos, bem como quem é contra esta ideia.
Alguns dos que defendem que jogadores naturalizados não devem jogar pela selecção nacional não são da mesma opinião, ou nunca se ouviu a sua voz critica, quando o caso se passa noutras modalidades, Francis Obikwelu no Atletismo é um bom exemplo, mas poderemos referir outros mais no Voleibol ou no Andebol por exemplo.
Ora em minha opinião, parece-me correcta a utilização de jogadores naturalizados na selecção nacional mas desde que, e queria reforçar esta ideia, desde que sejam uma verdadeira mais valia para a equipa de todos nós. Actualmente tem-se falado nesta questão, mais levantada por jornalistas que outra coisa, em torno de Derlei, numa conferência de imprensa realizada em Alcochete na semana que antecedeu o jogo com a Académica de Coimbra e nestes últimos dias com o jogador Pepe do Real de Madrid.
Partindo da opinião que expus acima, o que poderão trazer estes jogadores de mais-valia à nossa Selecção? Em minha opinião, nada!!! Para a posição de Derlei, actualmente Portugal tem Nuno Gomes, Hélder Postiga, João Tomás e Hugo Almeida como mais directos candidatos a serem chamados pelo seleccionador, havendo depois destes algumas opções, tais como Luís Vas Tê e João Moreira. Para a posição de Pepe, temos actualmente Ricardo Carvalho, Jorge Andrade e Fernando Meira, podendo ainda contar numa 2ª linha de opções com Ricardo Costa, Pedro Emanuel, Ricardo Rocha e Tonel, sem esquecer José Castro e Manuel da Costa, este último muito apreciado por Felipão que quase de certeza o irá convocar para o próximo Europeu caso Portugal seja apurado e o jogador não tenha nenhuma lesão impeditiva. Em relação a Pepe, dirão alguns que tem muito mais experiência internacional que qualquer uma destas opções de 2º plano, mas convenhamos que o inicio de temporada em Madrid não tem sido nada igual ao que estávamos habituados a ver em Portugal por isso aqui deixo as minhas reticências acerca do jogador em causa...
Quanto a Derlei, com os seus 32 anos de idade, ainda faria o próximo Europeu mas obrigatóriamente teria de ser substituido nas contas do seleccionador para a fase de apuramento seguinte com destino ao Mundial de 2010. Sem dúvida que se trata de um jogador muito mais móvel em campo do que as outras opções referênciadas, mas também teria de se adaptar ao grupo de trabalho e à forma de jogar da selecção. Penso que a dupla Helder Postiga-Nuno Gomes poderá ser ainda uma dupla bem mais interessante pois nota-se que o jogador do Benfica joga mais à vontade com outro ponta de lança ao seu lado.

Sem comentários: