terça-feira, 2 de outubro de 2007

1ª vitória fora na Champions League


Finalmente o nosso Sporting conseguiu a sua 1ª vitória fora em todas as edições da Champions League em que participou, e se me permitem, com todo o destaque para o "nosso" Anderson Polga que finalmente conseguiu marcar um golo fora do Brasil, seja por um clube ou pela selecção brasileira. Finalmente, e ao fim de cinco anos de leão ao peito, o seguro defesa brasileiro fez o gosto ao pé e fez balançar as redes da baliza adversária.

Numa 1ª parte disputava a um bom ritmo, o Sporting pegou no jogo logo de inicio e no seu 1º remate à baliza Tonel marcou à passagem do quarto de hora de jogo. A partir dai o Sporting reduziu um pouco o ritmo e depois dos 20 minutos foi a vez da equipa ucraniana começar a mandar no jogo e empurrar o onze leonino para trás até que aos 26 minutos, empata o jogo num lance de bola parada em que a defesa leonina denotou alguma passividade. Depois da meia-hora os jogadores leoninos voltaram a pegar no jogo e aos 36 minutos o 1º momento histórico desta jornada europeia, Polga marca golo! Os jogadores do Dinamo acusaram o golo e até ao intervalo não conseguiram reagir à desvantagem.

Para a 2ª metade o Sporting regressou mais concentrado defensivamente, algo que tinha falhado no 1º tempo, e controlou o jogo tendo inclusivamente perdido uma excelente oportunidade ainda nos primeiros 5 minutos desta 2ª metade com Yannick Djaló a rematar à figura do guarda-redes após um excelente trabalho de contra-ataque de Liedson. De resto a 2ª parte veio mostrar sobretudo os excelentes reflexos do guarda-redes leonino em três ocasiões com dois remates perigosos junto ao solo que conseguiu defender a preceito e o terceiro após socar a bola num canto esta foi contra Gladstone e dirigia-se para a baliza mas o 34 leonino conseguiu virar-se a tempo e agarra-la antes que esta se aproximasse em demasia da linha de golo. Destaque ainda, e uma vez mais, para Anderson Polga que num lance contra um avançado da equipa de Kiev que parte em contra-ataque após um mau atraso de Veloso, consegue recuperar a posição e incomodar o suficiente para que o remate do atacante fosse defendido para canto pelo guardião leonino.

Uma importante e excelente vitória dos comandados de Paulo Bento, em que todos eles mereciam destaque, mas penso que hoje tem de ser para o camisola 4, não só pela qualidade defensiva que já nos habituou mas também pelo seu 1º golo pelo Sporting. Muitos parabéns Polga...

Sem comentários: