domingo, 26 de agosto de 2007

Derrota no Dragão

Ainda a quente escrevo este post acerca da derrota de hoje do Sporting no Estádio do Dragão.
Pessoalmente acho que o Sporting deu toda a 1ª parte de avanço ao FC Porto pois nunca conseguiu no minimo equilibrar a luta a meio campo.
Na 2ª parte com o jogo mais equilibrado, com mais bola por parte do Sporting sofremos um golo num livre indirecto marcado dentro da pequena área contra o Sporting num lance que penso ter sido mal ajuizado pelo árbitro da partida pois a meu ver não há um atraso deliberado de Polga ao guarda-redes Stoickovic, mas sim um corte no chão, por trás e em esforço. Pelo que sei só é considerado lance faltoso assinalado com livre indirecto quando o guarda-redes agarra uma bola deliberadamente atrasada com o pé por um jogador de campo da sua equipa, o que em minha opinião não aconteceu.
Para concluir este pequeno post, apenas uma nota acerca da forma como actuou a nossa equipa, sou da opinião que actualmente o Sporting joga mais e melhor quando actua com Vukcevic no lugar de Izmailov, pois permite que João Moutinho jogue na meia direita do meio campo onde rende mais do que na meia esquerda. Izmailov tem passado um pouco ao lado do jogo nos encontros em que tem actuado e não tem tido bola para demonstrar as suas qualidades técnicas.
Apesar desta nota, julgo que pelo dominio do Porto na 1ª parte e pela maior força ofensiva na 2ª parte onde dispôs de de algumas oportunidades que poderiam ter sido melhor aproveitadas, tais como os remates de Derlei e Abel, penso que o resultado correcto seria o empate mas um lance no minimo duvidoso veio fazer com que tal não acontecesse.
Resta agora levantar a cabeça e começar já a tentar recuperar o atraso na classificação com uma vitória na próxima jornada em nossa casa contra o Belenenses.

sábado, 25 de agosto de 2007

Jogadores naturalizados

Vem na última página do jornal Record de hoje uma noticia que caíu como uma bomba na Holanda. Van Bommel numa entrevista, dizia ser seu desejo jogar pela selecção alemã para poder participar no próximo Campeonato da Europa. Ora para os mais atentos ou que já tenham tido conhecimento desta noticia no jornal em questão ou num outro meio de informação sabe que a mesma foi apenas e só uma "farsa" premeditada entre o jogador e o jornalista que o entrevistou com o intuito de demonstar a crença das pessoas em todo o tipo de informação que recebem sem qualquer tipo de questão acerca da veracidade da fonte da mesma informação.
Esta noticia levou-me a escrever este post pois fez-me relembrar uma questão que de tempos a tempos vem à baila no nosso Portugal, os jogadores naturalizados jogarem ou não com a camisola das quinas. Esta será sempre uma questão controversa por muito que se discuta, pois quem é a favor terá sempre argumentos válidos, bem como quem é contra esta ideia.
Alguns dos que defendem que jogadores naturalizados não devem jogar pela selecção nacional não são da mesma opinião, ou nunca se ouviu a sua voz critica, quando o caso se passa noutras modalidades, Francis Obikwelu no Atletismo é um bom exemplo, mas poderemos referir outros mais no Voleibol ou no Andebol por exemplo.
Ora em minha opinião, parece-me correcta a utilização de jogadores naturalizados na selecção nacional mas desde que, e queria reforçar esta ideia, desde que sejam uma verdadeira mais valia para a equipa de todos nós. Actualmente tem-se falado nesta questão, mais levantada por jornalistas que outra coisa, em torno de Derlei, numa conferência de imprensa realizada em Alcochete na semana que antecedeu o jogo com a Académica de Coimbra e nestes últimos dias com o jogador Pepe do Real de Madrid.
Partindo da opinião que expus acima, o que poderão trazer estes jogadores de mais-valia à nossa Selecção? Em minha opinião, nada!!! Para a posição de Derlei, actualmente Portugal tem Nuno Gomes, Hélder Postiga, João Tomás e Hugo Almeida como mais directos candidatos a serem chamados pelo seleccionador, havendo depois destes algumas opções, tais como Luís Vas Tê e João Moreira. Para a posição de Pepe, temos actualmente Ricardo Carvalho, Jorge Andrade e Fernando Meira, podendo ainda contar numa 2ª linha de opções com Ricardo Costa, Pedro Emanuel, Ricardo Rocha e Tonel, sem esquecer José Castro e Manuel da Costa, este último muito apreciado por Felipão que quase de certeza o irá convocar para o próximo Europeu caso Portugal seja apurado e o jogador não tenha nenhuma lesão impeditiva. Em relação a Pepe, dirão alguns que tem muito mais experiência internacional que qualquer uma destas opções de 2º plano, mas convenhamos que o inicio de temporada em Madrid não tem sido nada igual ao que estávamos habituados a ver em Portugal por isso aqui deixo as minhas reticências acerca do jogador em causa...
Quanto a Derlei, com os seus 32 anos de idade, ainda faria o próximo Europeu mas obrigatóriamente teria de ser substituido nas contas do seleccionador para a fase de apuramento seguinte com destino ao Mundial de 2010. Sem dúvida que se trata de um jogador muito mais móvel em campo do que as outras opções referênciadas, mas também teria de se adaptar ao grupo de trabalho e à forma de jogar da selecção. Penso que a dupla Helder Postiga-Nuno Gomes poderá ser ainda uma dupla bem mais interessante pois nota-se que o jogador do Benfica joga mais à vontade com outro ponta de lança ao seu lado.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Celsinho

Chegou a Portugal mais uma promessa de craque made in Brasil...
18 anos, bons pés, muitas semelhanças com Ronaldinho Gaucho na boca da torcida da Portuguesa o que poderá não ser bom para a evolução deste jovem enquanto futebolista.
De facto, e vendo alguns videos sobre Celsinho no site youtube, este jovem denota boas qualidades futebolisticas, mas não nos esqueçamos que normalmente estes videos só mostram o que de bom o jogador faz...
O nosso treinador Paulo Bento e a sua restante equipa técnica poderão ser uma boa escolha para a evolução deste jovem pois cada vez mais a competitividade do futebol exige que quem ataque também defenda e essa tem sido uma exigência de Paulo Bento aos jogadores jovens saidos da nossa cantera, como foi o exemplo de Nani, que se bem se recordam limitava-se a atacar e na última época em Alvalade já se notava ser um jogador mais completo.
Não queiramos por isso chegar na 3ª jornada ao nosso estádio e ver este novo míudo a titular e a jogar como joga a estrela maior do Barcelona, mas sim dar-lhe tempo para que possa vir a tornar-se um bom jogador e conseguir atingir o seu desejo de chegar à selecção brasileira.

sábado, 18 de agosto de 2007

"Apito Encarnado"

Como disse na minha apresentação, irei falar de outros assuntos neste blog que não sejam apenas o normal desenrolar da Liga BWIN, e este é aquele que merece o título de mais mediático do momento.
Na minha óptica, faz bem o PGR em querer saber em 1º lugar qual a origem deste dossier. Como não um expert no funcionamento do economato de nenhuma instituição do Estado, a 1ª dúvida que coloco é a origem do papel timbrado da PJ. Provavelmente não será timbrado nas suas instalações mas sim na Imprensa Nacional ou numa outra entidade adjudica pela PJ para o fornecimento deste tipo de papel.
Posto isto, e partindo do pressuposto que o papel é fornecido por uma entidade à PJ, não interessa agora se a Imprensa Nacional ou uma outra qualquer, vou levantar duas questões acerca de quem tomou posse do papel utilizado nesse dossier, algum funcionário da PJ ou alguém externo a esta policia?
Se escolhermos a 1ª opção, porque motivo se resguardou o funcionário neste anonimato e não seguiu os tramites legais que concerteza a PJ terá para denuncias internas?
Se preferirmos optar pela 2ª opção, de que forma o individuo que ficou com o papel conseguiu "desviá-lo" entre o fornecedor , seja ele qual fôr, e o destinatário, a PJ, agora seria interessante saber as suas razões e provas para apresentar esta ou estas denuncia(s).
Dirão alguns adeptos, como seria normal e expectável que será alguém directa ou indirectamente ligado ao "outro apito", o dourado, a tentar uma vingança ou tentativa de desvio de atenções, sobrtetudo dos media, desse caso.
Faço votos, para bem do futebol português, que estes casos sejam resolvidos de uma forma célere e que todos aqueles a quem seja comprovada culpa em tribunal sejam categóricamente punidos e que de uma vez por todas no nosso país a culpa não morra solteira como diz o ditado.
Como nota de rodapé queria apenas recordar que estes casos que vieram a público por causa destes processos foram insistentemente falados pelo nosso ex-presidente do SPORTING CP, o Dr. Dias da Cunha, que cada vez que falava no caso era "gozado" de estar sempre a falar na mesma coisa, e agora se pensarem bem chegarão à conclusão que afinal o homem até tinha razão...

Alvalade, 17 de Agosto

Começou a Liga BWIN...
Coube este ano ao SPORTING dar o pontapé de saída na 1ª jornada e a coisa não podia ter começado melhor... Um bonito ambiente em Alvalade, com mais de 34 mil espectadores, segundo números oficiais do clube, e com a equipa a apresentar um bom futebol para inicio de campeonato, sobretudo na parte ofensiva em que, permitam-me esta análise, destaco o bom entendimento entre os jogadores mais avançados a demonstrar que se tem trabalhado bem para os lados de Alcochete.
Confesso que fui um dos muitos cépticos adeptos leoninos acerca da contratação do Derlei, por causa da meia época que fez no Benfica mesmo com as condicionantes que teve de estar muito tempo parado e ter começado a jogar sem uma preparação correcta, ao contrário do que está a acontecer esta época, quem sabe senão vai ressurgir o Derlei que tão bem jogou aquando da sua passagem pelo Estádio das Antas...
Mas voltando ao jogo de ontem, para ajudar à festa, como se costuma dizer, Derlei marca o 1º golo do campeonato à passagem do minuto 25 e acalma alguma ansiedade que pudesse eventualmente existir no estádio, quer dentro quer fora do terreno de jogo, numa bela jogada de ataque a mostrar um bom entendimento entre ele, Liedson e Vukcevic que uma bela mas simples simulação deixou a bola à mercê do tiro certeiro do número 11 leonino. Daí para a frente os leões não abrandaram o ritmo e perto do intervalo o nosso artilheiro-mor das últimas épocas fez a sua estreia a marcar nesta liga. Alvalade em festa e assim continuou na 2ª parte apesar do precalço do golo sofrido. Concluido o jogo com mais dois golos nesta parte do jogo para os verde-brancos, adeptos e jogadores sairam do estádio com certeza bem mais satisfeitos do que quando lá entraram, inclusivé aqueles mais cépticos acerca do potencial deste plantel.
A finalizar, uma palavra para alguns elementos da comitiva coimbrã que criticaram o árbitro pela grande penalidade assinalada a favor do SPORTING alegando que o jogador ficou de pé... Meus caros senhores, se há casos em que uma imagem vale mais que mil palavras, esta é uma delas... Eu dispensava bem ter visto hoje na televisão, durante o resumo do jogo, a cor das cuecas que o Liedson usava, mas com um puxão dos calções como aquele.... Acho que não há mais nada a dizer sobre esse lance.
E agora sim para terminar, oxalá que o jogo da próxima jornada no Estádio do Dragão continue a demonstrar que para as bandas da Academia Puma há mais preocupações com a higiene oral diária que para os lados do Olival.

Apresentação

Antes de mais, deixem-me dar-vos as boas vindas ao meu blog, que espero seja digno da vossa atenção e visita.
Posto isto, apresento-me, chamo-me Jorge, sou de Odivelas e como terão deduzido pelo nome do blog, adepto do SPORTING CP. Algumas vezes ferveroso, outras mais racional, porque ao contrário do que o sr. Ricardo Araujo Pereira escreveu no passado domingo dia 12 de Agosto na sua primeira crónica no jornal A Bola, penso que um adepto de futebol pode ser por vezes ferveroso e em outras ocasiões racional.
Neste fim de semana em que se inicia mais um campeonato nacional de futebol, ou como é actualmente designado, Liga BWIN, inicío eu este blog onde irei falar da actualidade futebolistica nacional e de assuntos que estão na ordem do da no nosso panorama futebolistico com maior incidência, como é óbvio, nos chamados três grandes, nomeadamente no SPORTING CP.
Espero que este blog vá ao encontro do vosso interesse e mereça alguns comentários interessantes e construtivos da vossa parte.