terça-feira, 27 de maio de 2008

Assembleia Geral

Realiza-se amanhã uma assembleia geral do Sporting que terá como principal ponto de interesse a discussão de um plano de reestruturação financeira do clube.
Antes de mais quero salientar que não tenho de momento qualquer opinião formada acerca deste plano, dúvidas tenho algumas, e têm surgido vozes discordantes deste plano, e outras concordantes, e penso que todas elas são merecedoras da nossa atenção.
Uma dessas vozes discordantes é do grupo Associação de Adeptos Sportinguistas, que através de um comentário ao meu último post, que eu não publiquei por achar que não devo utilizar este blog como forma de qualquer tipo de campanha, seja favorável, ou desfavorável, aos corpos dirigentes do clube, que levanta algumas questões que tanto para mim como para muitos outros sócios ou adeptos poderiam, concerteza, serem esclarecidas de uma forma mais clara. Apesar de não querer entrar nas campanhas acima referidas, não queria, por uma questão de justiça e direito de opinião de quem quer que seja, fazer referência ao comentário da associação referida.
Ora uma das questões que me causa alguma dúvida é o porquê de passar a Academia para a SAD, refere o Sporting no seu site oficial, e passo a citar que "(...) para viabilizar a emissão dos VMOC’S na Sporting SAD, será necessário trespassar a Academia Sporting Puma para a Sporting SAD, por um valor não inferior a 21 milhões de euros, libertando uma mais valia para o SCP de 14 milhões, registada a título de suprimento pelo SCP na Sporting SAD(...)" .
As referidas VMOC's são Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis que serão emitidos pelos bancos a quem o Sporting deve cerca de 234 milhões de Euros que terão um valor unitário de 2 euros e que terão de ser transformadas em acções da Sporting SAD no prazo máximo de 5 anos, com um juro discricionário inicialmente previsto de 3% e a definir periodicamente pela Sporting SAD.
Resta referir que o clube deve 72 milhões de Euros à SAD e como tal, o valor do trespasse da Academia nunca deverá ser inferior a 21 milhões de Euros como acima referido.
A finalizar, quero referir, de acordo com o site oficial do clube, que de acordo com este projecto, a divida do Grupo SCP descerá de 234 milhões mais 20 milhões de passivo não bancário para 139 milhões até 30 de Julho de 2012.
Resta agora a cada um tirar as suas ilações, quer seja sobre o valor em divida, quer seja sobre este plano, mas eu não me esqueço como outros clubes fizeram os seus estádios ou construíram os seus centros de estágio...

segunda-feira, 19 de maio de 2008

15ª taça

No momento em que escrevo este post passaram pouco mais de 24 horas desde que uma das mais criticadas contratações desta época do Sporting resolveu prendar todos os adeptos do Sporting com um bis que destruiu o dragão, sendo o segundo golo um belo pontapé de bicicleta bem na cara daquele que mais fez por evitar um resultado positivo para a equipa leonina, e que vinha adivinhando desde o pontapé de saída.
Ainda não desci à Terra, como se costuma dizer, depois do final de tarde, principio de noite de ontem, ainda para mais depois de ter assistido, pela 1ª vez, à final da Taça ao vivo no Estádio Nacional.
Foi uma primeira parte do melhor exibiu este ano, com os senhores da invicta apenas a "cheirarem" a bola e excepção feita à jogada do Mariano que permitiu isolar Lisandro na cara de Rui Patrício, nada mais fizeram nesta fase do jogo.
A segunda parte trouxe um FC Porto a tentar equilibrar os acontecimentos, sem muito sucesso até que João Paulo decide ter uma entrada no mínimo assassina sobre João Moutinho e vai-se embora mais cedo para os balneários depois da amostragem do cartão vermelho directo por parte do senhor que trajava de bordeaux, o arbitro...
A partir dai voltou só a dar Sporting, Paulo Bento retira o desgastado e inferiorizado Izmailov, mais uma excelente exibição a nível táctico, e coloca Bruno Pereirinha em campo. Por esta altura algo se passa no banco de suplentes leonino com Vukcevic, que também aquecia na altura, a atirar o colete ao chão e de imediato Paulo Bento o manda de volta para o banco.
Consequência desta atitude, no inicio do prolongamento entra Rodrigo Tiui, que graças à birra de Vukcevic, torna-se no herói, improvável, do jogo e despacha o Porto de regresso a casa com a azia de uma derrota que os seus jogadores e equipa técnica não conseguiram disfarçar.
E é este pequeno pormenor que faz com que nem aqueles que ganham muito sejam uns verdadeiros campeões...
Um verdadeiro campeão é aquele que ganha muito mas, quando perde, sabe reconhecer o mérito ao adversário e não vem falar em revoltas e algo do género...
Não foi o que se passou ontem, quem perdeu, perdeu bem, e apesar de se lamentarem de uma falta não assinalada perto da área leonina, que para mim não há falta nenhuma, Lisandro começa a deixar-se cair antes do contacto com o defesa leonino, que tem como consequência no seguimento da jogada o 1º golo de Tiui, esquecem-se do golo mal anulado a Romagnoli.
É estas atitudes que originam cenas como as agressões que aconteceram na estação de serviço de Leiria e que originaram que 5 adeptos leoninos tivessem de ser levados para o Hospital daquela cidade...

segunda-feira, 12 de maio de 2008

E os nomeados são...

Guarda-redes: Ricardo (Betis, Esp), Quim (Benfica), Rui Patrício (Sporting);
Defesas: Bosingwa (FC Porto), Paulo Ferreira (Chelsea, Ing), Miguel (Valência, Esp), Ricardo Carvalho (Chelsea, Ing), Pepe (Real Madrid, Esp), Bruno Alves (FC Porto), Fernando Meira (Estugarda, Ale), Jorge Ribeiro (Boavista);
Médios: Miguel Veloso (Sporting), Petit (Benfica), Raul Meireles (FC Porto), Deco (Barcelona), João Moutinho (Sporting), Cristiano Ronaldo (Manchester United, Ing), Nani (Manchester United, Ing), Quaresma (FC Porto), Simão (Atlético Madrid, Esp);
Avançados: Nuno Gomes (Benfica), Hélder Postiga (Panathinaikos, Gre), Hugo Almeida (Werder Bremen, Ale).
Eis os 23 fieis depositários da esperança de quase todos os portugueses, não todos porque ainda há alguns que continuam a torcer por um mau resultado para dizerem mal, num resultado, se possível, melhor que o fantástico Euro 2004. E deixem-me realçar o se possível pois a tarefa não será nada fácil, como nunca o é em nenhuma grande competição, seja a nível europeu, seja a nível mundial.
Nos próximos dias muito se falará sobre os que vão e os que não vão, e tal como qualquer outra pessoa, também eu fiquei relativamente surpreendido com algumas escolhas de Scolari, nomeadamente a inclusão de Jorge Ribeiro, supostamente para lateral esquerdo, sua posição natural, mas onde raramente foi utilizado esta época em detrimento de Caneira ou, porque não, no jovem Antunes.
Compreendo que a pouca utilização do jogador da Roma seja uma boa justificação de o jogador não ter sido convocado e como tal respeito essa opinião de Scolari.
Felipão justificou estas escolhas com uma aposta na versatibilidade de vários jogadores, permitindo que possam ser utilizados em diversas posições e sem dúvida que este grupo permite essa aposta.
Deixem-me realçar também o rejuvenescimento do meio-campo nacional com três jogadores a quem se augura um grande futuro pela frente em detrimento de Maniche e Tiago.
E agora, se me permitem, que tragam o caneco!!!

domingo, 11 de maio de 2008

Confirmar a Champions

Noite de despedida da Liga BWin 2007/2008 com Alvalade bem engalanado para apoiar a equipa da casa no objectivo de garantir o segundo lugar do campeonato e consequente apuramento para a liga milionária pelo terceiro ano consecutivo.
Num típico jogo de final de campeonato o Sporting limitou-se a uma exibição quanto baste para dar a volta ao marcador, a perder desde os 4 minutos, e ainda na 1ª parte resolveu o jogo com um golo de Romagnoli, de penalty, e de Tiui que assim se estreou a marcar, naquela que terá sido provavelmente a sua melhor exibição desde que chegou a Alvalade, ainda que um pouco trapalhão em alguns momentos do jogo.
Na segunda parte o Sporting limitou-se a controlar enquanto o Boavista, que muitos pensavam aparecer em Alvalade apenas para marcar presença dado os acontecimentos da semana que terminou, vendeu cara a derrota e tentou sempre que a mesma não se concretizasse.
Pouco mais há a dizer, tempo agora de refrear os ânimos e torcer para uma nova vitória no próximo domingo para a Taça de Portugal e depois sim, fazer-se um balanço do que foi a presente temporada.
Duas notas finais, uma para o apuramento do Vitória de Guimarães para a pré-eliminatória da Champions League, esperando que tal não tenha sido um momento esporádico mas sim um projecto de médio prazo para uma estabilização do clube na tentativa de acesso às competições europeias durante as próximas épocas.
A segunda nota para a despedida de Rui Costa, um jogador marcante de uma geração do futebol português que com todo o mérito merece ser recordado por muitos anos. Se há jogador anti-vedeta, Rui Costa é esse jogador, com a mesma postura humilde com que deu os primeiros passos como jogador profissional, despediu-se hoje, infelizmente para ele, numa despedida sem glória. Mas para sempre ficará o seu pontapé da marca de grande penalidade no mundial de sub-20 em Lisboa que serviu para festejar o titulo desse escalão, as suas fantásticas exibições e golos tanto com a camisola da selecção, como da Fiorentina e Milão. Tal como lhe foi demonstrado no jogo de Milão pelos tiffosi italianos, também em Portugal será recordado.
Só tem o defeito de ser do clube que é, mas ninguém é perfeito, aparte disso, OBRIGADO Rui...

quinta-feira, 8 de maio de 2008

A verdade que afinal é mentira

O senhor presidente do sindicato de jogadores de futebol, que eu já uma vez critiquei pelos seus timings, ou falta deles, veio hoje dar uma conferência de imprensa em que apresentou uma lista de clubes profissionais que haviam, e os que não haviam liquidado os vencimentos dos seus jogadores até ao dia de ontem respeitante ao mês de Abril.
De acordo com o senhor Joaquim Evangelista, apenas FC Porto e Benfica o tinham feito na Liga BWin e todos os restantes não e como tal estariam numa situação de incumprimento de acordo com um critério de que os vencimentos teriam de ser liquidados até ao passado dia 5.
Vários foram os clubes que se insurgiram, alguns levantando mesmo a hipótese de acções judiciais contra o senhor em questão por este dizer uma mentira.
Entre estes clubes encontra-se o nosso Sporting que através do presidente Soares Franco explicou como se processa o vencimento dos jogadores, explicando que existe um acordo entre direcção e jogadores para que os vencimentos sejam liquidados entre os dias 5 e 10 de cada mês, tendo anunciado a que dia foram liquidados os vencimentos em cada mês da presente época.
Este tipo de acordos ao que parece é comum nos clubes profissionais e ai é que está a grande falha do senhor Joaquim Evangelista, que o próprio deveria admitir e esclarecer publicamente a sua conferência de imprensa de hoje.
Não mentiu quando disse que até ao dia de ontem o Sporting ainda não tinha pago os vencimentos do mês de Abril mas não fez a ressalva, tanto em relação a Sporting como a outros que têm todo o direito de se sentir lesados no seu bom nome, de que os vencimentos respeitantes ao mês anterior são liquidados habitualmente numa determinada data.
É realmente inadmissível que um dirigente que tanto prega pela defesa dos jogadores, à excepção das alturas em que são permitidas transferências de jogadores, como é o caso do senhor Evangelista só diga as coisas como lhe convém e não como elas são na sua inteira realidade...
Isso também não é verdade desportiva, apenas a deturpação da realidade, e fica-lhe muito mal...

domingo, 4 de maio de 2008

Sofrer até ao fim

A 90 minutos do final do campeonato o Sporting sai de Paços de Ferreira, um campo bastante complicado, a um empate de garantir o 2º lugar no campeonato. Para ficar tudo resolvido hoje era necessário o Sporting ganhar e Vitória de Guimarães e Benfica perder. O Sporting fez o que lhe competia, quanto aos adversários, ficaram ambos por empates permitindo ao conjunto leonino aumentar a vantagem pontual sobre os adversários mas ainda assim com tudo ainda por decidir.
Quanto ao jogo da Mata Real, o Sporting entrou bem mas perdeu fulgor rapidamente e por duas vezes cheirou a golo na baliza de Rui Patrício, mas inacreditavelmente por uma razão ou outra, a baliza leonina manteve-se inviolável. O Sporting voltou a equilibrar a contenda e aos 35 minutos o Sporting marca por Djaló após livre na esquerda de Miguel Veloso. O equilíbrio manteve-se até ao intervalo mas sem lances de golo iminente em nenhuma das balizas.
Na segunda parte, a intensidade diminui muito por culpa do Sporting que tentou sempre arrefecer os ânimos pacenses que tentaram entrar com a mesma intensidade da 1ª parte. A calma demonstrada pelo onze leonino ajudou a diminuir essa intensidade tanto que lances de verdadeiro perigo junto à baliza de Rui Patrício não aconteceram, tendo a melhor oportunidade ter acontecido junto à baliza de Peçanha. Pena é que o passe de Vukcevic para Djaló não tenha sido feito em boas condições, poderia ter sentenciado o jogo.
O mais importante de realçar acaba por ser o espírito de entre-ajuda, sacrificio e de luta demonstrado que fez com que o resultado não fosse a vitória.
Nota final para saudar a estreia do Trofense na Liga BWin na próxima época, desejando que a equipa tenha condições, sobretudo financeiras, para realizar um campeonato digno ao contrário de outros clubes que por ai andam com vários meses de salários em atraso.