terça-feira, 27 de maio de 2008

Assembleia Geral

Realiza-se amanhã uma assembleia geral do Sporting que terá como principal ponto de interesse a discussão de um plano de reestruturação financeira do clube.
Antes de mais quero salientar que não tenho de momento qualquer opinião formada acerca deste plano, dúvidas tenho algumas, e têm surgido vozes discordantes deste plano, e outras concordantes, e penso que todas elas são merecedoras da nossa atenção.
Uma dessas vozes discordantes é do grupo Associação de Adeptos Sportinguistas, que através de um comentário ao meu último post, que eu não publiquei por achar que não devo utilizar este blog como forma de qualquer tipo de campanha, seja favorável, ou desfavorável, aos corpos dirigentes do clube, que levanta algumas questões que tanto para mim como para muitos outros sócios ou adeptos poderiam, concerteza, serem esclarecidas de uma forma mais clara. Apesar de não querer entrar nas campanhas acima referidas, não queria, por uma questão de justiça e direito de opinião de quem quer que seja, fazer referência ao comentário da associação referida.
Ora uma das questões que me causa alguma dúvida é o porquê de passar a Academia para a SAD, refere o Sporting no seu site oficial, e passo a citar que "(...) para viabilizar a emissão dos VMOC’S na Sporting SAD, será necessário trespassar a Academia Sporting Puma para a Sporting SAD, por um valor não inferior a 21 milhões de euros, libertando uma mais valia para o SCP de 14 milhões, registada a título de suprimento pelo SCP na Sporting SAD(...)" .
As referidas VMOC's são Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis que serão emitidos pelos bancos a quem o Sporting deve cerca de 234 milhões de Euros que terão um valor unitário de 2 euros e que terão de ser transformadas em acções da Sporting SAD no prazo máximo de 5 anos, com um juro discricionário inicialmente previsto de 3% e a definir periodicamente pela Sporting SAD.
Resta referir que o clube deve 72 milhões de Euros à SAD e como tal, o valor do trespasse da Academia nunca deverá ser inferior a 21 milhões de Euros como acima referido.
A finalizar, quero referir, de acordo com o site oficial do clube, que de acordo com este projecto, a divida do Grupo SCP descerá de 234 milhões mais 20 milhões de passivo não bancário para 139 milhões até 30 de Julho de 2012.
Resta agora a cada um tirar as suas ilações, quer seja sobre o valor em divida, quer seja sobre este plano, mas eu não me esqueço como outros clubes fizeram os seus estádios ou construíram os seus centros de estágio...

Sem comentários: