sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Fim da pausa

Após a última jornada realizada do campeonato decidi fazer uma pequena pausa no blog até hoje apenas interrompida com o artigo da passada quarta-feira logo após o final do jogo Portugal -Finlândia, que garantiu o apuramento da nossa selecção para o Euro 2008.
Esta pausa foi propositada com o intuito de ver durante este interregno do campeonato com que se iria entreter a comunicação social na sua mais que previsível ofensiva contra o nosso Sporting. Uma derrota em Braga por 3-0 seria uma razão mais do que válida para os senhores comentadores, a maior parte deles auto-considerados como únicos donos da verdade no que diz respeito ao futebol. Tal como eu esperava as criticas nos jornais à qualidade do plantel do Sporting e ao seu treinador eram diárias e tentava-se novamente começar a falar em crise. É curioso como para as bandas de Lisboa se pode falar em crise por tudo e por nada no futebol, mas para a zona Norte do país o caso já muda de figura.
Ora ao mesmo tempo que esses senhores diziam raios e coriscos dos jogadores leoninos nas suas colunas de opinião, o mesmo jornal onde elas apareciam trazia, quase sempre, como manchete que determinado jogador leonino interessava a um ou mais que um grande clube europeu... Ele era Miguel Veloso, como tem sido habitual esta época, ele era João Moutinho, ele era Izmailov, ele era Liedson... Enfim, tínhamos para quase todos os gostos... Pergunto eu, como raio jogadores que quase todas as semanas são criticados pela comunicação social, são "vendidos" pela mesma comunicação social para os maiores clubes do mundo?
E já agora, não é o Benfica que é o maior clube do mundo? Não é o Benfica que move multidões? Não é o Benfica que faz vender jornais? Então porque insistem em ter quase sempre só manchetes sobre o Sporting se é o Benfica que faz vender jornais? Já era tempo de falarem de outros assuntos sem ser vender jogadores leoninos...
Na seguida-feira após o a décima jornada a RTP "arriscou" fazer um debate televisivo sobre futebol em que o tema era a profissionalização e a introdução de tecnologias que pudessem auxiliar este sector de futebol. Entre os convidados par o programa tiveram três árbitros de topo do futebol nacional e que tiveram uma opinião muito curiosa sobre estes dois assuntos: mostraram-se contra!!!
Ora se sobre a profissionalização esta opinião é aceitável, uma vez que qualquer um deles tem uma vida profissional para além da arbitragem, já sobre o segundo assunto essa opinião contra deixou-me no mínimo estupefacto. Acho que é um sentimento comum a quase todos que qualquer tecnologia que nos possa facilitar a vida, pessoal ou profissionalmente, é bem vinda, veja-se o caso dos telemóveis, algo que ninguém utilizava à quinze anos atrás e agora é quase imprescindível no dia a dia...
É esta a arbitragem que temos por isso, entre outras diversas razões, não é de espantar que desde alguns anos nenhum arbitro português está presente nos grandes campeonatos de selecções organizados pela FIFA ou pela UEFA.
Curioso foi também a Liga ter rectificado negativamente a nota atribuída a dois destes senhores nos jogos entre o Sporting e o Porto e Benfica, após exposições feitas pelo nosso clube acerca das arbitragens realizadas por estes senhores em que o Sporting saiu claramente prejudicado.
Quererá a Liga dar razão ao Sporting, quando este se queixa que o atraso de Polga para o seu guarda-redes no Dragão não foi intencional e que houve uma falta de Katsouranis sobre Romagnoli dentro da área benfiquista no jogo da Luz? Parece que sim, mas logo após as primeiras criticas feitas a Pedro Proença, o senhor Vítor Pereira veio a correr defender o arbitro, será que agora mudou de opinião? Será que muda de opinião conforme a Lua? É que se assim é se calhar o melhor que tem a fazer é demitir-se porque o futebol não se rege pela Lua mas sim pelas regras da FIFA...

Sem comentários: