sábado, 24 de novembro de 2007

Os erros pagam-se caro

É uma velha máxima do futebol que se adequa ao resultado de hoje em Matosinhos. O Sporting errou e sofreu um golo. O Leixões errou e sofreu um golo.
Mais um jogo e mais uma vez o Sporting começou com um sistema táctico e acabou com outro. Paulo Bento hoje apostou num 4x5x1 ou 4x2x3x1, como preferirem, mas não conseguiu controlar as operações a meio campo e dar mais profundidade ao ataque e ao quarto de hora após um centro da direita o jovem guarda-redes Rui Patrício soca a bola no chão contra um adversário e esta ressalta contra Abel entra na baliza leonina. Em minha opinião Rui Patrício podia e devia ter agarrado a bola em vez de a socar mas é só uma opinião. quanto a mim falhou e o Sporting sofreu o golo.
Pouco depois Paulo Bento retirou Ronny para colocar em campo Purovic e recuou Miguel Veloso para lateral esquerdo, passando João Moutinho a médio mais defensivo. Com esta alteração o Sporting voltou ao seu habitual 4x4x2 em losango mas a sua qualidade de jogo manteve-se muito fraca. Os jogadores mostraram vontade, esforçaram-se mas só isso não chega. Um candidato ao título tem a obrigação de correr, suar a camisola mas também jogar futebol. E verdade seja dita que é algo quem tem faltado muito a este Sporting.
A segunda parte trouxe mais do mesmo, muito esforço mas não muito mais que isso, apesar de aos poucos o Leixões ir recuando no terreno, faltou sempre algo ao Sporting. quando a bola chegava à área leixonense e havia um remate à baliza, iam quase todos na direcção do guarda-redes Beto.
Já quase a finalizar o jogo, um erro defensivo da parte do Leixões permitiu que Abel tivesse muito espaço para correr com a bola e pudesse centrar com conta peso e medida para a cabeça de Purovic que até ai apenas se dava por ele em campo pela sua estatura. O avançado não enjeitou a oportunidade e concluiu a preceito a jogada do lateral direito leonino.
Em resumo, pouco futebol por parte do conjunto leonino que justificou o empate pela exibição esforçada e pela vontade demonstrada em não perder o jogo ao contrário do que se viu em Braga em que ai não se viu rigorosamente nada.
Como nota final, para Manchester eu mantinha Rui Patrício na baliza. Apesar do erro de hoje acho que dá maior segurança que Tiago, joga melhor com os pés, para mim é o melhor dos três nesse aspecto, e não deve ser crucificado por um erro também com algum azar à mistura. convém não esquecer que na época passada, na única vez que foi chamado a titular, teve um papel preponderante na vitória no campo do Marítimo, defendendo inclusive uma grande penalidade. Pessoalmente acho que é um guarda-redes com grande margem de progressão, só precisa de ganhar experiência e isso ganha-se jogando.

Sem comentários: