terça-feira, 27 de novembro de 2007

As desculpas não se pedem, evitam-se...

O recado do titulo vai direitinho para o senhor Cristiano Ronaldo que pela segunda vez esta época impede o Sporting de pontuar na Liga dos Campeões...
Estou furioso com isto, devo dizê-lo, mais uma vez os jogadores do Sporting desligaram do jogo antes do arbitro dá-lo por concluído e pela segunda vez deu no que deu... Contra a Roma perderam 2 pontos em casa e agora um ponto em Manchester...
Assim se estraga mais uma boa exibição em que o Sporting controlou o jogo à excepção do inicio da 2ª parte até ao golo de Tevez ou de Haad. Tanto na primeira parte como no resto da segunda, até cerca dos 85 minutos foi o Sporting quem mandou mas uma vez mais esqueceram-se que o jogo só acaba quando o árbitro terminar o desafio, é incompreensível como é que profissionais que andam à tanto tempo nisto insistem em não o perceber.
No meio disto tudo o Sporting acaba por garantir a qualificação para a Taça Uefa e garantir pelo menos mais dois jogos europeus em Fevereiro, graças à vitória da Roma em Kiev. Espero agora que o derradeiro jogo em Alvalade sirva para a equipa conseguir uma vitória e amealhar mais uns Euros que são sempre bem vindos, é preciso é não esquecer que os jogos só terminam com o apito final e não cinco minutos antes.
Para terminar apenas duas coisinhas: será pedir muito que o Sporting tente lutar por uma presença na final da Uefa? Pedir a vitória só depois de conseguir o apuramento para a final...
Segunda coisinha, aposto que muitos sportinguistas que perdoaram Cristiano Ronaldo pelo golo de Alvalade, desta vez não o farão, pelo menos, de animo tão leve...

sábado, 24 de novembro de 2007

Os erros pagam-se caro

É uma velha máxima do futebol que se adequa ao resultado de hoje em Matosinhos. O Sporting errou e sofreu um golo. O Leixões errou e sofreu um golo.
Mais um jogo e mais uma vez o Sporting começou com um sistema táctico e acabou com outro. Paulo Bento hoje apostou num 4x5x1 ou 4x2x3x1, como preferirem, mas não conseguiu controlar as operações a meio campo e dar mais profundidade ao ataque e ao quarto de hora após um centro da direita o jovem guarda-redes Rui Patrício soca a bola no chão contra um adversário e esta ressalta contra Abel entra na baliza leonina. Em minha opinião Rui Patrício podia e devia ter agarrado a bola em vez de a socar mas é só uma opinião. quanto a mim falhou e o Sporting sofreu o golo.
Pouco depois Paulo Bento retirou Ronny para colocar em campo Purovic e recuou Miguel Veloso para lateral esquerdo, passando João Moutinho a médio mais defensivo. Com esta alteração o Sporting voltou ao seu habitual 4x4x2 em losango mas a sua qualidade de jogo manteve-se muito fraca. Os jogadores mostraram vontade, esforçaram-se mas só isso não chega. Um candidato ao título tem a obrigação de correr, suar a camisola mas também jogar futebol. E verdade seja dita que é algo quem tem faltado muito a este Sporting.
A segunda parte trouxe mais do mesmo, muito esforço mas não muito mais que isso, apesar de aos poucos o Leixões ir recuando no terreno, faltou sempre algo ao Sporting. quando a bola chegava à área leixonense e havia um remate à baliza, iam quase todos na direcção do guarda-redes Beto.
Já quase a finalizar o jogo, um erro defensivo da parte do Leixões permitiu que Abel tivesse muito espaço para correr com a bola e pudesse centrar com conta peso e medida para a cabeça de Purovic que até ai apenas se dava por ele em campo pela sua estatura. O avançado não enjeitou a oportunidade e concluiu a preceito a jogada do lateral direito leonino.
Em resumo, pouco futebol por parte do conjunto leonino que justificou o empate pela exibição esforçada e pela vontade demonstrada em não perder o jogo ao contrário do que se viu em Braga em que ai não se viu rigorosamente nada.
Como nota final, para Manchester eu mantinha Rui Patrício na baliza. Apesar do erro de hoje acho que dá maior segurança que Tiago, joga melhor com os pés, para mim é o melhor dos três nesse aspecto, e não deve ser crucificado por um erro também com algum azar à mistura. convém não esquecer que na época passada, na única vez que foi chamado a titular, teve um papel preponderante na vitória no campo do Marítimo, defendendo inclusive uma grande penalidade. Pessoalmente acho que é um guarda-redes com grande margem de progressão, só precisa de ganhar experiência e isso ganha-se jogando.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Fim da pausa

Após a última jornada realizada do campeonato decidi fazer uma pequena pausa no blog até hoje apenas interrompida com o artigo da passada quarta-feira logo após o final do jogo Portugal -Finlândia, que garantiu o apuramento da nossa selecção para o Euro 2008.
Esta pausa foi propositada com o intuito de ver durante este interregno do campeonato com que se iria entreter a comunicação social na sua mais que previsível ofensiva contra o nosso Sporting. Uma derrota em Braga por 3-0 seria uma razão mais do que válida para os senhores comentadores, a maior parte deles auto-considerados como únicos donos da verdade no que diz respeito ao futebol. Tal como eu esperava as criticas nos jornais à qualidade do plantel do Sporting e ao seu treinador eram diárias e tentava-se novamente começar a falar em crise. É curioso como para as bandas de Lisboa se pode falar em crise por tudo e por nada no futebol, mas para a zona Norte do país o caso já muda de figura.
Ora ao mesmo tempo que esses senhores diziam raios e coriscos dos jogadores leoninos nas suas colunas de opinião, o mesmo jornal onde elas apareciam trazia, quase sempre, como manchete que determinado jogador leonino interessava a um ou mais que um grande clube europeu... Ele era Miguel Veloso, como tem sido habitual esta época, ele era João Moutinho, ele era Izmailov, ele era Liedson... Enfim, tínhamos para quase todos os gostos... Pergunto eu, como raio jogadores que quase todas as semanas são criticados pela comunicação social, são "vendidos" pela mesma comunicação social para os maiores clubes do mundo?
E já agora, não é o Benfica que é o maior clube do mundo? Não é o Benfica que move multidões? Não é o Benfica que faz vender jornais? Então porque insistem em ter quase sempre só manchetes sobre o Sporting se é o Benfica que faz vender jornais? Já era tempo de falarem de outros assuntos sem ser vender jogadores leoninos...
Na seguida-feira após o a décima jornada a RTP "arriscou" fazer um debate televisivo sobre futebol em que o tema era a profissionalização e a introdução de tecnologias que pudessem auxiliar este sector de futebol. Entre os convidados par o programa tiveram três árbitros de topo do futebol nacional e que tiveram uma opinião muito curiosa sobre estes dois assuntos: mostraram-se contra!!!
Ora se sobre a profissionalização esta opinião é aceitável, uma vez que qualquer um deles tem uma vida profissional para além da arbitragem, já sobre o segundo assunto essa opinião contra deixou-me no mínimo estupefacto. Acho que é um sentimento comum a quase todos que qualquer tecnologia que nos possa facilitar a vida, pessoal ou profissionalmente, é bem vinda, veja-se o caso dos telemóveis, algo que ninguém utilizava à quinze anos atrás e agora é quase imprescindível no dia a dia...
É esta a arbitragem que temos por isso, entre outras diversas razões, não é de espantar que desde alguns anos nenhum arbitro português está presente nos grandes campeonatos de selecções organizados pela FIFA ou pela UEFA.
Curioso foi também a Liga ter rectificado negativamente a nota atribuída a dois destes senhores nos jogos entre o Sporting e o Porto e Benfica, após exposições feitas pelo nosso clube acerca das arbitragens realizadas por estes senhores em que o Sporting saiu claramente prejudicado.
Quererá a Liga dar razão ao Sporting, quando este se queixa que o atraso de Polga para o seu guarda-redes no Dragão não foi intencional e que houve uma falta de Katsouranis sobre Romagnoli dentro da área benfiquista no jogo da Luz? Parece que sim, mas logo após as primeiras criticas feitas a Pedro Proença, o senhor Vítor Pereira veio a correr defender o arbitro, será que agora mudou de opinião? Será que muda de opinião conforme a Lua? É que se assim é se calhar o melhor que tem a fazer é demitir-se porque o futebol não se rege pela Lua mas sim pelas regras da FIFA...

A bicicleta de Ricardinho merecia a Final

A Selecção Nacional de Futsal esteve muito perto de despachar a congénere espanhola para o jogo de consolação do Euro2007 que decorre no nosso país com um belo jogo até se apanhar a ganhar por 2-0 a oito minutos do fim depois de um belo golo do camisola 2 nacional. Nos restantes oito minutos os espanhóis mostraram porque são campeões da Europa e do mundo na modalidade e passando a jogar com 5 jogadores de campo (com guarda-redes avançado) puxaram dos galões e quando já quase todos acreditavam que chegaríamos à final empataram o jogo que se decidiu na conversão de pontapés de grande penalidade com 4-3 favorável aos campeões em titulo.
Quem pôde assistir a este jogo deverá ter pensado se realmente era a Espanha a favorita e número 2 do ranking da FIFA ou se Portugal, actual número 4, mas a ganhar por dois golos, Portugal entregou totalmente o comando do jogo à equipa espanhola, os jogadores parece que se intranquilizaram e o treinador português também não reagiu quando devia, ou seja, quando a equipa recuou e tentava despachar a bola de qualquer maneira. Devia ter pedido um tempo técnico, expressão utilizada no Futsal para designar os descontos de tempo, de modo a tentar tranquilizar os jogadores, dar-lhes serenidade e tentar quebrar o ritmo espanhol... Mas isto é só uma opinião de um adepto e espectador. Orlando Duarte lá terá as suas razões para não o ter feito antes do golo do empate espanhol.
De qualquer forma, esta inglória derrota não mancha em nada a carreia portuguesa nesta competição, bem pelo contrário, só deu para provar que Portugal merece de facto a posição que tem no ranking e acalenta esperanças para nos próximos anos poder, e vai com certeza fazer, mais e melhor tanto a nível de clubes como a nível de selecções. E começamos já no próximo domingo por vencer a Rússia.
Força Portugal!!!

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

A caminho da Suiça ou da Austria

Portugal fez juz ao triste fado lusitano e sofreu até ao final da qualificação para o Euro2008.
Depois da desastrada exibição no passado Sábado contra a Arménia, Felipão voltou ao habitual 4x3x3 da selecção e viu-se uma equipa bem mais organizada a controlar o jogo do que no 4x2x3x1 contra a Arménia. Apesar da melhor exibição, não foi capaz de levar de vencida uma selecção finlandesa bem organizada defensivamente e que não permitia facilidades da hora de rematar à baliza, por isso não espanta o nulo registado no final do jogo e que chegou para o apuramento de Portugal para a fase final da competição.
O destaque deste jogo vai por isso inteirinho para a estreia do luso-brasileiro Pepe com a camisola das quinas e que, quanto a mim, foi juntamente com Bosingwa um dos melhores jogadores em campo, não permitindo qualquer espaço na sua zona de acção defensiva.
No momento em que escrevo este artigo ainda há uma vaga em aberto na qualificação, que será preenchida pela Inglaterra ou Rússia, ficando então decidido o lote de 16 selecções que estarão presentes no Campeonato da Europa.
Esta fase de qualificação deverá, de futuro, servir como lição para as habituais candidatas à presença em Campeonatos da Europa ou do Mundo pois o que fez Portugal durante este ano e meio foi o mesmo que fizeram outras selecções ditas candidatas a altos voos nos certames referidos. Veja-se o caso da Espanha que teve uma 1ª metade de qualificação bastante complicada incluindo mesmo criticas por parte dos jogadores ao seleccionador. Veja-se o caso da Inglaterra que ainda agora não sabe se vai ou não... São apenas dois exemplos, mas o terceiro pode muito bem ser Portugal que nunca fez nada de verdadeiramente bom para justificar menos sofrimento, limitou-se a fazer os mínimos para estar para passar à fase final.
Muitas selecções deverão tirar muitas ilações desta qualificação e os jogadores das ditas grandes equipas têm de começar a mostrar que merecem ser considerados craques, respeitando todos os adversários, seja qual for o seu ranking, e demonstrar sempre uma grande entrega quando jogam ao serviço do seu país, ou aquele que escolheram como país de adopção.

domingo, 11 de novembro de 2007

Banho de bola na Pedreira!!!

Os jogadores do Sporting foram espectadores priveligiados de um verdadeiro show de bola com que os jogadores do Sporting de Braga decidiram presentear quem assistiu ao jogo desta noite. Paulo Bento no flash interview numa só frase disse tudo: "Os jogadores não foram dignos de representar o Sporting, não se aproveitou nada desta exibição..."
Quando o treinador fala desta forma não há mesmo nada a alegar que possa contradizer as suas palavras porque ele está coberto de razão...
Começa a ser preocupante a forma como o Sporting entra em jogo, salvo raras excepções, a apatia é uma constante, e hoje não se ficou pela primeira parte, foi mesmo durante o jogo todo e se por ventura algo de menos mau se viu, foi por o Sporting de Braga ter abrandado o ritmo depois do seu terceiro golo.
Este é indiscutivelmente um jogo para ficar na memória de todo o plantel para o resto da época para que não se repita tudo o que viu hoje e se lembrarem da lição de empenho e humildade que os jogadores arsenalistas demonstraram...
Não querendo fazer previsões, palpita-me que os necrófagos que abundam na comunicação social já esfregam as mãos de satisfação com tanto para escrever e dizer nas próximas semanas acerca do plantel do Sporting e do seu treinador, ainda para mais aproveitando a pausa no campeonato que ai vem, dispondo assim de algumas semanas para dizer mal...
Oxalá esta pausa seja benéfica para o Sporting e que no regresso do campeonato se veja um Sporting mais próximo do que nos habituou nestas últimas épocas...

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

O sonho começa a desvanecer-se

O sonho de passar à fase seguinte da Liga dos Campeões começa a desvanecer-se e custa ver a forma como está a acontecer...
A melhor exibição do Sporting nesta época não merecia que aquele cabeceamento de Anderson Polga fosse caprichosamente entrar na baliza de Tiago que já estava junto ao outro poste para evitar a entrada da bola. Acho que nenhum jogador do Sporting hoje merecia esta traição do destino muito menos aquele que é muito provavelmente o melhor central a jogar no campeonato português. Um golo a abrir o jogo e outro a fechar foram o veneno mais que eficaz para deixar a Roma com o 2º lugar da fase de grupos quase garantido apesar de ainda estarem 6 pontos em disputa e o Sporting a jogar como jogou hoje ter legitimas esperanças em ganhar na próxima jornada em Old Trafford. Pelo meio tivemos um grande Sporting, nomeadamente um fantástico Liedson que deixa qualquer qualquer adepto que se desloque a um estádio de futebol cansado ao ver tanta entrega do avançado de referência do plantel de Paulo Bento. E foi com inteira justiça que hoje pôde celebrar o seu centésimo golo em competições oficiais de leão ao peito. Ora se destaco pela positiva a equipa leonina e sobretudo o seu homem-golo, pela negativa tenho destacar pela negativa a atitude italiana demonstrada pelo arbitro belga que dirigiu este encontro. Além do golo invalidado ao Sporting por uma suposta falta de Liedson sobre o guardião romano quando o que se vê na televisão é o 31 leonino ser afastado por um defesa e o guarda-redes a atrapalhar-se e deixar entrar a bola na baliza. De resto permitiu que Doni demorasse sempre muito tempo a repor a bola em jogo e quando foi o Sporting a estar em vantagem fez sempre questão em apressar Tiago nas reposições de bola.
Para finalizar de referir a reacção leonina após entrar a perder no jogo sobretudo após a invalidação do golo ao Sporting e uma palavra de apreço e solidariedade para Anderson Polga pelo azar que teve ao minuto 89 do jogo.
Um desabafo, quando será que as equipas portuguesas, nomeadamente o Sporting será respeitado pelas arbitragens, seja em Portugal, seja na Europa, pois o golo anulado dá toda a sensação de ter sido a decisão mais fácil para o arbitro tomar naquele momento ao contrário das recomendações da FIFA que diz que em caso de dúvida se deve ajuizar sempre em favor da equipa que está a atacar. è triste sermos tão pequenos para quem manda no futebol...

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Falta de respeito Sr. João Gobern

Na edição de hoje terça-feira, dia 6 de Novembro, numa habitual crónica, escreve o Sr. João Gobern as duas seguintes frases acerca dos adeptos do Sporting:
"Os adeptos do Sporting sonham em ver cada bola na área adversária transformar-se num penalti. Chega a ser ridículo tanto protesto e tanto desconhecimento das leis do jogo."
Fim de citação.
Ora sendo eu sócio com lugar cativo no estádio de Alvalade julgo-me no direito de me sentir visado por estas frases escritas pelo senhor acima referido.
1º que tudo queria dizer a esse senhor que a grande maioria dos adeptos de futebol em Portugal não trabalham directa ou indirectamente no futebol como o senhor, e como tal não são obrigados a saber todas as leis do jogo.
Em 2º lugar queria desafiar o senhor a recordar, e porque não consultar o que se escreveu na altura, caso se esteja a referir ao lance protagonizado por Liedson e Delfim aos 36 minutos de jogo, o jogo Benfica-Sporting da época 2005/06 realizado no estádio da Luz, que o Sporting venceu por 3 a 1 e reveja e/ou releia o que se disse acerca do lance entre Liedson e Beto e que considerado faltoso passível de livre directo e como sendo assinalado dentro da grande área a respectiva grande penalidade que foi convertida por Ricardo Sá Pinto e que naquele momento de jogo colocou o resultado em 1 a 1. A única diferença entre esse lance e deste domingo é apenas e só a zona do corpo em que Liedson é atingido... Na altura ninguém disse que Pedro Henriques tinha ajuizado incorrectamente esse lance.
Por fim, em 3º lugar queria relembrar o senhor que é uma inadmissível ofensiva falta de respeito o que o senhor e o jornal em que o senhor escreve demonstra pelos adeptos do Sporting, quando muitos deles tal como eu compram esse jornal e como tal também ajudam a pagar o seu ordenado. Pena que no site do jornal não se encontre em lado nenhum o endereço do espaço provedor dos leitores para ai demonstrar o meu desagrado pelas suas afirmações e relembrar-lhe o lance que referi.

domingo, 4 de novembro de 2007

Relvado aprovado árbitro não

O comportamento do novo relvado do estádio de Alvalade era provavelmente um dos principais motivos de interesse de quem se deslocava esta noite ao nosso estádio e no final do jogo deu para ver que estava nas condições exigíveis...
O relvado estava bom mas a equipa é que continuou a demonstrar mais do mesmo durante a 1ª parte, porque apesar de ter tido uma boa entrada em jogo, coroada com o golo do capitão João Moutinho, rapidamente passou ao estado de apatia generalizado que vem sendo habitual nos últimos tempos, apatia essa coroada com um golo da Naval quando já controlava o jogo...
Na 2ª parte Liedson tratou de acabar com a apatia e aos 62 minutos faz um daqueles golos que justificam a ida ao estádio. Não satisfeito com o seu magnifico 99º golo de leão ao peito, 5 minutos passados, ganha uma bola ao guarda-redes Taborda que infantilmente o tentou fintar, coisa que ele já devia de saber não se deve fazer com o Levezinho por perto, e para impedir o golo 100 fez penalti e consequentemente foi expulso com cartão vermelho directo. O nosso capitão, chamado a marcar, permitiu a defesa do recém-entrado Wilson Júnior, prolongando a ansiedade dos adeptos leoninos até que nos 10 minutos finais Vuckevic marca o 3º golo na recarga a remate de Liedson e já nos descontos Gladstone arrumou a questão marcando o 4º golo da partida para a equipa leonina.
Contas feitas, o Sporting "andou a dormir" toda a primeira parte exceptuando os primeiros 8 minutos, e na 2ª parte que remédio teve Paulo Bento senão alterar a estrutura da equipa para ganhar o jogo.
Uma questão final, e não querendo pôr em causa o trabalho feito por Paulo Bento durante a semana, porque não Romagnoli a marcar as grandes penalidades, ele que era o marcador de serviço no Veracruz? Apenas e só uma ideia de alguém que não percebe nada de futebol... Eu!

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Valeu São Liedson

Uma localidade carregada de grande simbologia para a comunidade cristã e uma noite dedicada a uma antiga celebração pagã foram cenário para o regresso do Sporting às vitórias em competições oficiais.
As grandes diferenças em relação aos últimos jogos jogados em Portugal foram a transpiração e a tentativa de remar contra uma fase de muito pouca inspiração que assola os comandados de Paulo Bento. Se a transpiração foi muita, pessoalmente acho que correram muito mas muito mais mesmo, que no último jogo contra o Nacional, já a inspiração continua bastante arredada de Alcochete, por isso quem teve oportunidade de assistir aos últimos jogos do Sporting não ficará espantado quando se apercebe que o Sporting demorou 174 minutos para se pôr em vantagem na eliminatória disputada a duas mãos contra o Fátima. Valeu Liedson que marcou no total da eliminatória 3 golos contra a equipa da Liga de Honra, ajudado por Purovic que marcou o 2º tento de ontem.
Esta vitória poderá ter o condão de arrebitar uma equipa que habitualmente tem entrado apática nos jogos e que costuma dar, no mínimo, 45 minutos de avanço aos adversários, o que leva a que os jogadores tenham de correr atrás do prejuízo, exigindo um esforço algo desnecessário que poderia ser bem melhor distribuído durante todo o jogo e forçando o treinador a ter de alterar constantemente a estrutura da equipa na tentativa de dar maior acutilância ofensiva mas com o senão de, logicamente, a equipa ter de correr riscos defensivos que poderiam ser evitáveis.
O nosso adversário de ontem demonstrou que de facto a eliminação do FC Porto na ronda anterior desta competição e o jogo da 1ª mão desta ronda realizado no estádio do Restelo, não foram obra do acaso, e não estiveram longe de eliminar também o vice-campeão da época passada. A equipa do Fátima caiu, mas caiu de pé e com muita honra e dignidade, pena foi a falta de fair-play e desportivismo demonstrado por certas pessoas ligadas ao clube no final do jogo, com provocações dirigidas ao técnico leonino, e certas declarações do treinador Rui Vitória na conferência de imprensa com uma arrogância e falta de humildade bem opostas ao que vinha demonstrando nos jogos anteriores desta competição. Por isso, e apenas só por isso, a minha saudação pela equipa sensação da Liga de Honra é dirigida apenas aos jogadores que compõem o seu plantel e não é extensiva à sua equipa técnica e dirigentes que esqueceram que para se ser um vencedor é preciso 1º saber aceitar e reconhecer as derrotas.
Quanto ao nosso Sporting, espero que esta vitória venha melhorar os níveis anímicos da equipa e consequentemente originar uma melhoria substancial da qualidade de jogo exibida pelo plantel leonino.
A finalizar, um comentário ao que tem vindo em certos jornais acerca da possível saída de Carlos Freitas do clube, segundo o que se diz, depois de um período de reflexão que agora atravessa. É meu desejo e esperança que essa saída não se concretize pois a haver culpados pela eventual má época que os jogadores contratados, não será ele ou apenas ele, por isso, e para que conste, fique sr. Carlos Freitas porque o senhor faz falta ao Sporting