quinta-feira, 10 de abril de 2008

A eliminatória das tradições quebradas

Nunca antes o Sporting tinha saído da Escócia com outro resultado que não fosse a derrota, nem nunca antes havia perdido em casa contra uma equipa escocesa. Pois estes quartos de final da Taça Uefa vieram contradizer a tradição e depois do nulo em Glasgow a semana passada, uma derrota em Alvalade hoje...
Que o Rangers estava mais que ao alcance do Sporting já se sabia, mas era preciso que o Sporting tivesse 11 jogadores a jogar futebol e hoje isso não aconteceu. Seria fácil pôr as culpas da derrota na falha de Gladstone que originou o 1º golo mas seria injusto "crucificá-lo" uma vez que a equipa no seu todo falhou.
Romagnoli jogou vários furos abaixo do que é habitual, Moutinho parece acusar uma época quase inteira em cima das pernas, Liedson fez provavelmente um dos piores jogos que alguma vez o vi fazer desde que chegou ao Sporting, aparte de ter tido a melhor oportunidade do Sporting, em que enviou uma bola ao poste, e Vuckevic, depois de uma fase em que esteve em grande forma, desde que se lesionou ainda não conseguiu voltar a recuperar o ritmo a que vinha jogando.
Resta saber a que se deve esta perca de fulgor do meio-campo e ataque leoninos. Será uma situação excepcional causada pelo forte poderio físico apresentado pelos jogadores escoceses nesta eliminatória aliado a um excelente jogo defensivo, em que não deixa o adversário começar a pensar quando tem a bola e boas marcações? Ou será que começa a pesar o desgaste de jogar constantemente 2 vezes por semana?
Se a razão for o desgaste da época então algo falha na preparação física feita na pré-época que convém ser rectificada já na próxima época para que a equipa possa jogar a um bom nível toda a época, e planear melhor a recuperação dos jogadores quando jogam de 72 em 72 horas.
Se a razão for a dureza e poderio físico da equipa escocesa, e Grimi por exemplo, saiu do campo a coxear no final da partida, então oxalá que não os encontremos pela frente tão depressa novamente.
Quanto ao jogo, o Sporting nunca se conseguiu impor durante a 1ª parte, sobretudo devido ao forte jogo defensivo escocês e na 2ª parte, a jogar com maior velocidade e a controlar o jogo, quando cheirava a golo do Sporting, eis que uma falha defensiva permite um contra-ataque rápido que decidiu a eliminatória. Os jogadores leoninos tentaram reagir, ainda dispuseram de 2 boas oportunidades mas a equipa foi perdendo a crença com o passar do tempo, e o fulgor até que Abel, já mais em desespero de causa que outra coisa, numa tentativa de jogada individual pelo centro do terreno, perde a bola originando novo contra-ataque e novo golo já ao cair do pano, para gáudio dos muitos escoceses presentes em Alvalade.

Sem comentários: