terça-feira, 8 de abril de 2008

Uma semana animada

Em semana de 2ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões e da Taça Uefa, certas pessoas com necessidade de protagonismo aparecem a querer dar nas vistas.
Eu tenho tentado neste blog não ser ofensivo contra nenhum clube nem dirigente, à excepção do post em que dei os parabéns apenas a jogadores e equipa técnica do FCPorto pela vitória neste campeonato, mas tenho de apelidar o presidente do Benfica de papagaio da Luz porque já não há paciência...
Depois de mais um jogo polémico no Bessa e de mais um empate do clube que dirige, veio esse papagaio dizer entre outras coisas que os resultados são viciados e que a Policia Judiciária deveria de investigar o que se passa. Ora pergunto eu, com base nas suas afirmações, porque é que esse papagaio que só tem habilidade para disparatar e pôr as culpas de tudo nos outros não pega nas perninhas e não se dirige ele à Policia Judiciária ou ao Ministério Público e denuncie tudo o que sabe. Se, segundo ele, nem é preciso usar escutas telefónicas, basta apenas seguir determinados indivíduos é porque ele sabe o que se passa. Então, e sendo ele, pelos vistos um dos lesados, denuncie tudo o que sabe em vez de atirar larachas para o ar. É que já enjoa.
Ora como o futebol português é fértil em "cromos", eis que hoje re-aparece mais um, que de vez em quando se lembra e convoca uma conferência de imprensa, e vem falar nos clubes com ordenados em atraso. Até ai tudo bem, uma atitude que quanto a mim não só é mais louvável porque não denuncia quais os 16 clubes dos campeonatos profissionais têm os ordenados em atraso.
Mas este senhor tem um aspecto curioso, durante os períodos de contratação de jogadores, nunca ninguém o ouve a denunciar clubes com ordenados em atraso, e eu questiono-me porque razão isso acontece.
A conferência de imprensa desse senhor serviu para anunciar também uma tomada de posição dos jogadores do Boavista, com a qual eu estou totalmente de acordo... Os jogadores vão avançar para a greve caso os ordenados em atraso não sejam pagos até ao próximo dia 18.
Uma medida inédita no futebol português mas totalmente justa por parte dos jogadores em causa.
O Boavista está completamente de rastos a nível financeiro tanto por culpa do actual presidente como pela família Loureiro, que o antecedeu no cargo, tanto pai como filho.
E por falar em Loureiro, começa a ser tempo de tanto a Liga, presidida por outro senhor com esse apelido tão famoso no futebol português, neste caso o senhor Hermínio, como a Federação, presidida por outro senhor que já anda no futebol à demasiado tempo, tomarem medidas concretas para com os clubes que não cumprem com as suas obrigações laborais.
É inadmissível que apenas hoje, dia 8 de Abril, um clube pague os ordenados de Janeiro, como aconteceu hoje com o Estrela da Amadora, que segundo palavras do capitão de equipa, tudo está a fazer para tentar resolver esta situação.
Se nem Liga de clubes nem Federação podem fazer muita coisa para obrigar os clubes a cumprir com os seus deveres laborais, então será tempo de repensar a fundo o futebol português no seu todo. Desde uma verdadeira reestruturação dos campeonatos, passando pelas transmissões televisivas como pelos patrocínios.
Eu tenho uma opinião que poderia no mínimo ser uma base de como se poderia alterar algumas coisas. Uma diminuição do numero de clubes, por exemplo, para 8 e um campeonato disputado a 4 voltas poderia criar uma maior competitividade, senão vejamos, pegamos nos primeiros 5 classificados do presente campeonato e vemos equipas a apresentar bom futebol, como sendo o Vitória de Setúbal. Ora se exceptuarmos o Porto destes 5 uma vez que fez um campeonato quase perfeito, todas as outras equipas para se conseguirem superiorizar umas às outras têm de jogar a um nivel muito elevado. Como consequência teríamos, muito possivelmente, um campeonato mais forte e competitivo, pois as restantes 3 equipas para não descerem de divisão teriam de jogar a nível idêntico e teríamos estádios mais compostos de público do que actualmente. Em Leiria, nesta jornada estiveram 972 pessoas... Quase de certeza teríamos ainda equipas mais bem preparadas para jogar nas competições europeias, o que não tem acontecido, pois à excepção dos chamados 3 grandes e do Sporting de Braga, as restantes equipas que têm participado na Taça Uefa só têm servido para Portugal ir perdendo pontos em relação aos seus adversários directos no ranking da Uefa.
Em minha opinião poderia resultar.

Sem comentários: