quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Carlsberg Cup

A Taça da Liga, ou Carlsberg Cup, teve ontem a sua 1ª eliminatória com a participação dos primeiros 8 melhores classificados da Liga BWIN da época passada.
Ora nesta nova competição o que não faltou foram surpresas e muitas exibições decepcionantes. Se duvidas ainda existissem, ontem demonstrou-se de uma forma clara que os planteis profissionais em Portugal não estão preparados para jogar duas vezes por semana. Começando no campeão nacional e acabando nos clubes que disputaram a 1ª eliminatória da Taça Uefa na passada quinta-feira, as exibições ficaram todas muito aquém do que era esperado e os resultados foram o que se viram sem qualquer desprimor para os vencedores que não têm culpa nenhuma da má preparação ou falta de interesse na competição por parte dos seus adversários...
O destaque vai, e com todo o mérito, para o Fátima que, com ou sem ajuda divina, "despachou" o FC Porto de regresso a casa com mais uma daquelas surpreendentes derrotas que Jesualdo Ferreira parece tanto gostar de ter no seu curriculo, já vai em três, depois de Gondomar na Luz e Atlético no Dragão segue-se o recem-promovido à Liga Vitalis a fazer a festa às suas custas.
O nosso Sporting CP fez o que lhe é sempre exigido, ou seja ganhar, e foi a Guimarães vencer o jogo no desempate através de pontapés da marca de grande penalidade onde, tal como no decorrer do jogo, os guarda-redes estiveram em plano de destaque com boas defesas e com o nosso guarda-redes Tiago a concretizar o último remate certeiro dos comandados de Paulo Bento. Durante os 90 minutos, o nosso Sporting dispôs de três excelentes oportunidades para marcar mas a barra a remate de Yannick Djaló e Nilson a 2 belos remates de Izmailov impediram que o Sporting se adiantasse no marcador. Na 2ª parte foi a vez de Tiago brilhar a remate de longe de Fajardo.
No final, tudo a zeros e seguiu-se uma pequena maratona de grandes penalidades que acabou com 7-6 a favor dos leões.
Ainda uma referência acerca do jogo de Guimarães para a exibição de "pipi" Romagnoli durante a 1ª parte em que foi possivelmente o jogador do meio-campo ofensivo leonino que melhor se adaptou e entendeu a estrutura e posicionamentos tácticos que Paulo Bento estruturou para o jogo de ontem coma equipa a jogar em 4-5-1. De saudar o regresso de Carlos Paredes à competição, ele que já não jogava desde Março, e que com a sua experiência e posicionamento no terreno conseguiu disfarçar a falta de ritmo, que ficou patente logo aos 10 minutos no lance que lhe valeu um cartão amarelo.
Além do Fátima, quem também merece um especial destaque na eliminatória da Taça da Liga é a equipa de arbitragem liderada pelo Sr. Duarte Gomes, que comandou o jogo da Reboleira e que conseguiu fazer com que o Benfica não fosse eliminado no final dos 90 minutos regulamentares. Era suposto a Taça da Liga ser patrocinada pela Carlsberg sem álcool mas parece que alguém desta equipa de arbitragem bebeu algo que não devia e ficou a ver coisas... Coisas que mais ninguém viu...
Agora pergunto eu, e se por acaso o SL Benfica vencer esta competição a quem será entregue a Taça? Ao clube ou ao sr. José Lima (arbitro auxiliar que indicou ao seu chefe de equipa a acção faltosa do defesa amadorense)? Que credibilidade merece a classe de arbitragem em Portugal neste momento? Como é possível que desde que se iniciou a época oficial em Portugal já haja tantos casos de incompetência na arbitragem nacional, começando por quem os nomeia e lhes envia notas internas alterando as leis do jogo?

Sem comentários: