domingo, 9 de setembro de 2007

E porque não Liedson?




Há uns dias escrevi um post em que dei a minha opinião pessoal acerca da convocatória de jogadores estrangeiros para a Selecção Nacional de futebol, disse na altura que apenas concordava com essa opção caso houvesse uma real mais valia para a equipa das quinas, opinião essa que mantenho, mas que após assistir ao jogo da nossa selecção esta noite me fez trazer de novo este assunto ao blog.
A questão que ponho é se não haverá um ponta de lança português melhor que Nuno Gomes para jogar a titular pela selecção. Ora, do "grupinho" do costume além do refernciado, temos Postiga, que se lesionou durante os treinos desta semana, e Hugo almeida. De olho na convocatória, João Tomás...
Não tenho a certeza se Makukula pode ou não jogar pela selecção pois após os sub-21 falou-se que teria optado pela selecção do seu país natal, mas como não tenho a certeza deixo a dúvida se pode ou não.
Ora se não há mais jogadores para esta posição com qualidade para jogar por Portugal, pergunto eu porque não Liedson? Legalmente só pode requerer a dupla nacionalidade se houver um pedido expresso da FPF alegando interesse desportivo pois ainda não concluiu os seis anos, creio ser esse o tempo minimo, de permanência no pais com autorização de residência, para poder ele por sua iniciativa fazer este requerimento de dupla nacionalidade.
Todos concordam que é o melhor avançado a actuar em Portugal nos últimos anos, demonstra uma dinamica em campo como poucos que jogam na sua posição, foi o melhor marcador por duas vezes nas quatro temporadas que leva em Portugal, tem uma mobilidade em jogo que mais nenhum dos outros jogadores referidos demonstra, penso que seriam factores que justificam pelo menos que quem de direito pensasse seriamente no assunto...
Não acho que o Nuno Gomes seja o único responsavel pelo resultado de hoje mas tal como o resto da equipa deixou muito a desejar, e já o vem fazendo há muito tempo...
Será que também Liedson tem de ser posto no banco para que se possa pensar em naturalizá-lo e convocá-lo para a selecção???

2 comentários:

LEÃO DA ESTRELA disse...

Pelo segundo jogo consecutivo da fase de apuramento para o Europeu de futebol 2008, e pela segunda vez em muitos anos, o Sporting não teve representação na equipa inicial da selecção portuguesa. Foi assim na Arménia (empate a um golo) e agora no Estádio da Luz, frente à Polónia (novo empate, desta vez a dois golos). A explicação é fácil. No último defeso, o clube que tem a melhor escola de formação em Portugal viu sair internacionais portugueses e só contratou estrangeiros.

Bancada Sul disse...

Era muito mais útil uma convocação do Liedson do que a chamada do Pepe, precisamos muito mais de um ponta de lança do que um central. Sem duvida que este é o sector mais debilitado da selecção e a ter que chamar outro jogador estrangeiro teria que sempre passar por Liedson.

Saudações Leoninas da Bancada Sul