sexta-feira, 14 de setembro de 2007

IN MEMORIUM


Em primeiro lugar queria penetenciar-me pelo atraso imperdoavel na publicação deste post, pois a quem é dedicado não merece que não tivesse publicado no dia em que infelizmente se comemorou mais um ano do seu falecimento.

Comemorou-se mais um aniversário do falecimento de um dos maiores guarda-redes portugueses de todos os tempos, falo como já se percebeu do grande Vítor Damas, grande referência nacional e sobretudo do nosso clube. Todos os que acompanham o futebol há alguns anos não precisam garantidamente que fale do seu curriculo, das suas exibições, da sua carreira, de nada mesmo deste fabuloso guarda-redes que eu ainda tive o privilégio de ver actuar, bem pelo contrário garantidamente ainda me ensinariam muita coisa acerca deste Homem com H bem grande.

Querer recordar aqui alguns episódios da bela carreira de Vítor Damas levaria-me a escrever um post bem grande, tal como foi a sua carreira, e concerteza iriam ficar momentos por referir, por isso vou apenas referir três que estarão sempre na minha memória. O primeiro é um Benfica-Sporting jogado no antigo estádio da Luz em que o nosso Sporting perdeu por uns copiosos 5-1 e em que toda a imprensa desportiva considerou o grande guarda-redes como o melhor homem do jogo... Leram bem... Rezam as crónicas da altura que se não tivesse sido a magnifica exibição de Vítor Damas, o Sporting teria sofrido no minimo o dobro dos golos que sofreu. O segundo, que confesso desconhecer se ocorreu no mesmo jogo ou não, tem como outro protagonista o seu grande amigo Eusébio que disfere um remate com uma potência e colocação tal ao ângulo mais distante da posição em que estava colocado Vítor Damas, que o mesmo Eusébio ainda hoje confessa não conseguir perceber como foi possível o seu remate ter sido defendido pelo nosso valoroso e ágil guarda-redes. Por fim o terceiro foi passado no malfadado Mundial do México em 1986, em que o nosso guarda-redes ao saber da grave lesão do então titular Manuel Bento, limitou-se a desabafar, com toda a humildade que o caracterizava, que estavam perdidas quaisquer esperanças de Portugal conseguir fazer mais alguma coisa nessa prova.

Até sempre Sr. Vítor Damas e obrigado por tudo

Sem comentários: