quinta-feira, 13 de setembro de 2007

A declaração de Scolari

Tive oportunidade de ouvir a declaração de Scolari em directo na TSF, passo a publicidade, que foi aquilo que já se esperava , em que Felipão pediu desculpas a todos a quem o deveria fazer, contou também a sua versão dos factos ocorridos ontem, e a serem totalmente verdadeiros, não deveria ser o único a pedir as mesmas desculpas.
Alguns minutos antes ainda pensei que o seleccionador nacional durante a sua declaração anunciasse a sua demissão do cargo, mas não fez, e pessoalmente acho que fez bem, pelo seu passado enquanto seleccionador nacional.
A punição que terá, a UEFA e FPF a seu tempo o decidirão e veremos quais as consequências deste acto irreflectido.
Após a declaração seguiu-se um comentário de um profissional da rádio referida, João Rosado, que fez alusão a um facto com alguma relevancia que tem sido referido também por outros comentadores de diversos meios de comunicação que é Scolari estar cada vez mais só no seio da federação, foi visivel ontem e voltou a sê-lo hoje. Nunca se viu ao lado de Scolari nem o presidente da federação nem o vice-presidente para as selecções, fazendo lembrar o que se passou no nosso SCP com o anterior treinador que nas horas mais criticas nunca viu qualquer acto da direcção da altura em ao menos tentar protege-lo.
Acho que não será dificil de prever, vendo este cenário, o óbvio, ou seja, que Scolari deixará de ser seleccionador nacional de Portugal após o último jogo desta campanha Euro-2008.
Que ao menos esta separação seja feita após um regresso feliz e honroso da fase final desta competição.
Num pequeno aparte, li hoje no site da uefa que foi levantado um processo disciplinar contra o jogador lituano Saulius Mikoliunas por este ter induzido o arbitro em erro no jogo contra a Escócia, simulando uma falta punida com grande penalidade, ao abrigo artigo 10º do regulamento disciplinar da UEFA, má conduta dos jogadores. Uma decisão que saúdo mas que não deveria ser dirigida apenas a jogadores. Deveria de haver, caso não haja, algo de semelhante em relação a equipas de arbitragem, e que já agora pedissem esclarecimentos à equipa de arbitragem liderada pelo "nosso amigo" Markus Merk porque não é assinalado fora de jogo do jogador sérvio que marca golo quando se percebe nas imagens que o árbitro assistente que acompanhou o ataque sérvio na 2ª parte está bem colocado e não tem nenhum jogador a tapar-lhe o campo de visão.

Sem comentários: